metropoles.com

Coronavírus: EUA chega a acordo por pacote de US$ 2 tri

Estímulo pretende proteger a economia das consequências da atual pandemia; pacote deverá ser apreciado pela Câmara dos Representantes

atualizado

Compartilhar notícia

Congressistas republicanos e democratas e o governo, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegaram a um acordo preliminar em torno de um pacote de estímulos econômicos estimado em US$ 2 trilhões.

A intenção é proteger a economia americana das piores consequências da pandemia do novo coronavírus. “Senhoras e senhores, temos um acordo”, anunciou o diretor de assuntos legislativos da Casa Branca, Eric Ueland, na madrugada desta quarta-feira, 25.

“Após dias de intensas discussões, o Senado chegou a um acordo bipartidário sobre um pacote histórico de ajuda para lidar com essa pandemia”, disse o senador republicano Mitch McConnell. “Aprovaremos este texto ainda hoje”, acrescentou. O pacote, que será promulgado por Donald Trump, deve ter o aval da Câmara dos Representantes, liderada pela democrata Nancy Pelosi.

Na terça-feira, 24, Trump havia falado sobre a emergência de aprovar o pacote. “Quanto mais tempo demorar, mais difícil será para a economia. Nossos trabalhadores serão prejudicados”, escreveu no Twitter.

O presidente também criticou os esforços democratas de atrelar a legislação ao chamado Green New Deal, proposta da oposição que trata de mudanças climáticas e desigualdades sociais. “(O pacote contra coronavírus) é sobre colocar nossos trabalhadores e empresas de volta ao trabalho”, destacou.

Os mercados financeiros de Ásia e Europa sentiram os efeitos do novo acordo entre Congresso dos Estados Unidos e governo de Donald Trump sobre o que a imprensa norte-americana chama de “o maior pacote de estímulos da história moderna do país”. Ambos têm alta generalizada nos respectivos mercados.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?