Conhecido por ser playboy, príncipe é proclamado rei da Tailândia

O monarca tem 64 anos, é pai de seis filhos e já se divorciou três vezes. Ele irá substituir seu pai, que morreu em outubro

Foi proclamado nesta quinta-feira (1º/12), o novo rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, que exercerá o cargo com o nome de Rama X. Conhecido por ser playboy, o novo rei passou boa parte da vida morando fora do país, é pai de seis filhos e já se divorciou três vezes. Atualmente está solteiro.

O príncipe herdeiro tem 64 anos e ganhou o direito de reinar após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej – que ocupou o trono tailandês por sete décadas –, em outubro passado. No entanto, Vajiralongkorn não foi empossado imediatamente porque pediu “mais tempo de luto”.

Nesse período, o reinado foi exercido pelo regente Prem Tinsulanonda, de 96 anos. Ainda assim, a coroação de Rama X ocorrerá apenas depois da cremação de Bhumibol, no fim de 2017, quando terminará o período de luto nacional decretado pelo primeiro-ministro Prayuth Chan-o-cha.

Vajiralongkorn é o segundo de quatro filhos do monarca falecido, mas o único homem. Ele é uma figura enigmática para grande parte da população e não possui a mesma autoridade moral do pai. Nos últimos anos, passou longos períodos em uma cidade nos arredores de Munique, na Alemanha.

Além disso, protagonizou uma polêmica ao tornar major-general da Força Aérea o poodle Foo Foo. Quando o cachorro morreu, em 2015, foram feitas cerimônias fúnebres que duraram quatro dias.