metropoles.com

Conheça método russo para descartar material na pandemia de Covid-19. Veja vídeo

Sistema MedBox é responsável pela coleta, desinfecção e descarte de máscaras e luvas de forma sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

MedBox/Divulgação
Sistema de descarte de máscaras e luvas infectadas com a Covid-19
1 de 1 Sistema de descarte de máscaras e luvas infectadas com a Covid-19 - Foto: MedBox/Divulgação

A pandemia da Covid-19 trouxe alguns ajustes inclusive aos modos de comportamento social do dia a dia. Em 2020, aprendemos a usar corretamente as máscaras de proteção. Em 2021, estamos aprendendo a descartá-las adequadamente.

Um desses métodos vem da Rússia. Ainda que não existam multas para o descarte incorreto de máscaras no país, a decomposição desse equipamento de proteção demora cerca de 500 anos, segundo Alexander Gusev, chefe do grupo de empresas Ecobox.

“Em média, são descartadas 12 milhões de máscaras usadas na Rússia diariamente, no mundo essa cifra atinge mais de 120 bilhões de máscaras por mês. Número colossal. Ou seja, 62 milhões de toneladas de lixo, imagine! “, destaca o representante.

Como forma de dar conta deste problema, a empresa criou o sistema MedBox, que é responsável pela coleta, desinfecção e descarte de máscaras em empresas parceiras.

O corpo do recipiente anti-coronavírus é feito de aço galvanizado com 1 milímetro de espessura.

Para chegar à forma de “urna”, rolos de aço, pesando entre 1 e 7 toneladas, são cortados em “folhas” nas oficinas de corte da empresa. Cada “urna” é feita com uma “folha” do metal após serem enviadas para as linhas de corte a laser e a parte de soldagem, limpeza e pintura.

Kit

O sistema que ajuda o meio ambiente e combate o coronavírus inclui em seu kit um líquido desinfetante especial desenvolvido em outra empresa perto de Moscou. O produto sem álcool e cloro é colocado em um recipiente para “neutralizar” seu conteúdo.

De acordo com as recomendações do Serviço Federal de direitos do Consumidor da Rússia, para descartar o equipamento de proteção individual, o mesmo deve ser embalado em um saco plástico duplo.

No caso do sistema MedBox não é necessário fazer isso. Podemos jogar fora tanto a máscara, quanto as luvas assim, direto na urna, o que reduz significativamente a poluição ambiental.

O empreendimento, segundo seus autores, tem grande potencial de exportação. A tecnologia foi patenteada, portanto, as caixas podem ser feitas em qualquer lugar do mundo.

De acordo com Mikhail Knyazev, conselheiro do diretor geral da JSC Corporation Roskhimzashita, controlada pela estatal de desenvolvimento Russa, Rostec, os primeiros passos para a conclusão de contratos internacionais já foram dados: por exemplo, agora a Rússia está em negociações com o Cazaquistão e os Emirados Árabes Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?