metropoles.com

Congresso dos EUA anula veto de Obama sobre lei de 11/9

A legislação permite processar o governo da Arábia Saudita por suposto envolvimento nos atentados terroristas

atualizado

Compartilhar notícia

ALEX FUCHS/ASSOCIATED PRESS/AE
Atentados de 11 de setembro
1 de 1 Atentados de 11 de setembro - Foto: ALEX FUCHS/ASSOCIATED PRESS/AE

Em decisão inédita durante o governo do presidente Barack Obama, o Congresso dos Estados Unidos anulou nesta quarta-feira (28/09) o veto presidencial a uma lei que permite aos familiares das vítimas dos ataques de 11 de Setembro processarem o governo da Arábia Saudita por qualquer envolvimento nos atentados.

Por 348 votos a favor da anulação e 77 contra, os legisladores da Câmara dos Representantes seguiram o caminho do Senado, que havia rejeitado o veto poucas horas antes, por 97 votos a favor e apenas 1 contra.

Dessa maneira, a chamada “Lei de Justiça contra Promotores do Terrorismo” entra automaticamente em vigor e permite aos familiares das vítimas do atentado de 11 de Setembro processar o governo saudita por seu suposto apoio aos terroristas.

A Arábia Saudita, de onde eram originários 15 dos 19 homens que desviaram os aviões e executaram os ataques em Nova York e Washington, nega ter laços com os responsáveis pelos atentados e exerceu uma enorme pressão em Washington contra a lei, que abrirá a porta para uma onda de processos e pedidos de indenizações.

Esta foi a primeira vez, durante os oito anos de governo de Obama, que um veto do presidente a uma lei foi derrubado pelo Congresso. Em entrevista à emissora CNN, o presidente disse que a decisão foi um erro e a classificou de voto político.

A Casa Branca argumenta que a lei coloca em risco as relações entre EUA e Arábia Saudita e abre precedente para outras nações processarem diplomatas e militares americanos em cortes estrangeiras, com o argumento da reciprocidade. A Arábia Saudita é um dos principais aliados dos Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?