metropoles.com

Chuva chega forte em algumas cidades do Distrito Federal

A previsão é de chuvas isoladas a partir desta terça (14/3) e ao longo da semana. Em Águas Claras, temporal contou até com granizo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-03-14 at 2.31.31 PM-2
1 de 1 WhatsApp Image 2017-03-14 at 2.31.31 PM-2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois de vários dias de calor intenso, o brasiliense foi surpreendido, na tarde desta terça-feira (14/3), com uma repentina mudança de tempo. Em várias localidades do Distrito Federal, o céu ficou escuro pouco depois das 14h, e houve uma sequência de relâmpagos e trovões. Em Águas Claras, de acordo com moradores, chegou a chover granizo.

Um vídeo encaminhado ao Metrópoles mostra a chuva intensa que caiu sobre Águas Claras no início da tarde.

 

Acidente
Com as pistas molhadas, não demorou para haver acidentes de trânsito. Por volta das 14h20, na EPTG, o Corsa conduzido por Mayara Martins Gonzaga da Silva, de 30 anos, e o Renault dirigido por Jaaziel Paulino Neri, 27, colidiram. A passageira de um dos veículos, que não teve o nome divulgado, sofreu escoriações e foi atendida pela equipe do Servido de Atendimento Móvel de Urgência. O acidente ocorreu perto do viaduto do Setor de Indústrias e Abastecimento, sentido Plano Piloto/Taguatinga. Após a colisão, os carros envolvidos ficaram na faixa exclusiva, interrompendo a passagem dos ônibus. A Polícia Militar assumiu o controle do trânsito na região.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas isoladas na tarde desta terça, com céu entre nublado e parcialmente nublado. Ao longo do dia, a temperatura deve variar de 17ºC a 31ºC. A umidade relativa do ar fica entre 90% e 40%. Na quarta, ainda há previsão de chuvas curtas. A partir de quinta e até o restante da semana, a expectativa do Inmet é que a chuva chegue com mais força.

Alento
Em um momento em que o Distrito Federal enfrenta a pior crise hídrica de sua história, qualquer sinal de chuva é um alento. As águas de março, até agora, estão aquém do esperado. Até a última semana, choveu apenas 23,6mm no DF, 70% a menos que o mesmo período do ano passado (82mm). A média histórica para todo o mês é de 180,6mm.

Mesmo com o racionamento de água em vigor nas regiões administrativas desde 16 de janeiro, o volume útil dos reservatórios Santa Maria/Torto e Descoberto, que abastecem o DF, ficou estagnado nos últimos dias. Assim, especialistas afirmam que as restrições ao consumo d’água ainda vão durar muito. “Tudo dependerá de como os níveis dos reservatórios estarão com o fim das chuvas. Caso estejam abaixo de 60%, a atual medida (racionamento) deve continuar pelo menos até o fim do ano”, diz o especialista em gestão hídrica e professor da Universidade de Brasília, Sergio Koide.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?