Veja as primeiras imagens enviadas de Marte pelo robô Perseverance

As duas primeiras imagens do Perseverance foram publicadas nas redes sociais da Nasa pouco após o pouso em Marte

Sete meses após deixar o planeta Terra, a sonda Perseverance, da Nasa, pousou no solo de Marte na tarde dessa quinta-feira (18/2). E já mandou fotos da sua “casa eterna”.

As duas primeiras imagens foram publicadas nas redes sociais da agência espacial norte-americana pouco após o pouso. Veja:

1/3
"Olá Mundo. Meu primeiro olhar na minha casa eterna", escreveu a conta no Twitter da sonda Perseverance
"E outro olhar atrás de mim. Bem-vindos à cratera de Jezero", escreveu a conta da sonda ao postar a segunda imagem de Marte
Sonda Perseverance, da Nasa

“Olá Mundo. Meu primeiro olhar na minha casa eterna“, escreveu a conta no Twitter da sonda Perseverance.

A segunda imagem foi postada momentos depois. “E outro olhar atrás de mim. Bem-vindos à cratera de Jezero.”

“É realmente o começo de uma nova era”, disse o administrador associado da Nasa para a ciência, Thomas Zurbuchen, durante o webcast da Nasa sobre do evento que mostrou a chegada do robô ao planeta.

Já houve vida em Marte?

Esta é a primeira missão da Nasa que busca sinais de vida antiga em Marte. O robô Perseverance explorará a cratera de Jezero, local onde um lago existiu há 3,9 bilhões de anos.

A missão deve procurar também por microfósseis nas rochas e solos. A expectativa dos cientistas é encontrar bioassinaturas embutidas em amostras de sedimentos antigos, para análises futuras na Terra. Serão os primeiros espécimes desse tipo coletados pela humanidade em outro planeta.