HarmonyOS: Huawei anuncia o seu tão aguardado sistema operacional

HarmonyOS: Huawei anuncia o seu tão aguardado sistema operacional

A Huawei anunciou oficialmente seu próprio sistema operacional chamado HarmonyOS. O anúncio foi feito durante a conferência de desenvolvedores da companhia, a Huawei Developer Conference (HDC 2019). Na China, o nome desse sistema operacional, desenvolvido desde 2017, será HongMengOS. Em meio ao turbilhão que a empresa está inserida, nesse jogo de gato e rato com o governo americano, apostar em um sistema operacional proprietário pode ser uma saída para reduzir a dependência com o Android, do Google.

De acordo com Richard Yu, CEO de dispositivos de consumo da Huawei, o objetivo do desenvolvimento do HarmonyOS é entregar um sistema operacional com capacidade de operação multiplataforma, tanto que a companhia fala na verdade em dois sistemas, em termos de aplicação: “Um deles é o novo sistema operacional distribuído baseado em micro-kernel do HarmonyOS, que será implantado primeiro em terminais inteligentes, como o HUAWEI Vision, automóveis e wearables. No futuro, dispositivos mais inteligentes serão executados no HarmonyOS de código aberto. O outro sistema operacional é o EMUI10 baseado no Android, projetado para smartphones e tablets Huawei”.

O HarmonyOS será utilizado primeiro em dispositivos inteligentes, como smartwatches, telas inteligentes, sistemas inteligentes em veículos e alto-falantes de comunicação. minh (alto-falantes inteligentes). Na verdade, o primeiro produto a usar o HarmonyOS será lançado uma TV da marca Honor, chamada Honor Vision TV.

A Huawei explica que o sistema utiliza uma arquitetura de micro-kernel e um método formal são usados para tornar um dispositivo de terminal mais confiável e seguro. Há suporte para as linguagens de programação C, C ++, Java, JavaScript e Kotlin.“O HarmonyOS é equipado com uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE) para desenvolvimento em múltiplos terminais. O IDE permite que os desenvolvedores implementem o desenvolvimento de uma única vez para vários terminais, permitindo assim o compartilhamento do ecossistema entre eles. Alavancando o mecanismo de latência determinístico e a comunicação entre processos (IPC) de alto desempenho, o HarmonyOS resolve o problema do desempenho insuficiente do sistema”, destaca a companhia em nota.

Lembrando que o anuncio do HarmonyOS não significa que a Huawei irá abandonar o Android e o Windows, a prioridade continua sendo os sistemas que oferecem um potencia de mercado maior para a gigante chinesa. No entanto, o CEO da Huawei é bem enfático sobre o futuro: “Se não pudermos usar o Android no futuro, mudaremos imediatamente para o HarmonyOS”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X