metropoles.com

Brasileiro é preso na Rússia quando tentava embarcar para o Brasil

A família foi informada apenas que o engenheiro está em um hospital psiquiátrico. Parentes não conseguem contato com ele há nove dias

atualizado

Compartilhar notícia

cearense
1 de 1 cearense - Foto: null

“Eu só quero o meu filho de volta, essa seria a minha vitória”, desabafa a mãe do engenheiro ambiental Leonardo Pestana Dantas, 27 anos. O jovem brasileiro foi detido e internado em um hospital psiquiátrico na Rússia, no dia 16 de junho.

Desde então, ele nunca mais fez contato com a família. Fátima Maria Pestana Dantas conversou com o Metrópoles na manhã desta segunda-feira (25/6) e desabafou sobre o descaso e a falta de informação quanto ao estado de saúde do filho. O Itamaraty informou à reportagem que está acompanhando o caso e tem prestado toda assistência consular cabível.

O último contato de Dantas com a família foi através do WhatsApp, há nove dias atrás. Ele estava no Aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, para embarcar rumo ao Brasil. Segundo relato da mãe, o jovem enviou um áudio avisando que tivera “um problema” e seria detido.

“Dizem que ele tem problema psicológico, que estava agressivo, mas o meu menino não toma nenhum remédio. Não tem histórico de uso de drogas. Ele foi estudar. Colocou na cabeça que queria ser médico e estudar russo. Eu tenho certeza que isso é um problema de comunicação, um mal-entendido”, explica a cearense.

O brasileiro é filho único de Fátima, concluiu o curso de engenharia ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2017 e ganhou da avó um curso de língua russa. “Eu quero que esse caso chegue ao presidente da República, não podem prender e sedar meu filho. Não me passam nenhum diagnóstico, estão dando remédios e medicando ele longe da família”, desabafa a mãe.

A funcionária pública afirma que um médico amigo da família está em contato com as autoridades da Rússia. A promessa é que a mãe consiga conversar com o filho por telefone na próxima quarta-feira (4/7).

Mobilização dos amigos
Enquanto isso, no Brasil, os colegas do estudante se mobilizam nas redes sociais. Marcos César, 26 anos, conhece Leonardo Dantas há oito – eles estudaram juntos na universidade. “O Léo é uma pessoa maravilhosa, não bebe, não fuma. Eu costumava brincar que ele é nosso vereador, por conta da sua grande popularidade”, disse ele ao Metrópoles.

Divulgação

Marcos divulgou o ocorrido no Facebook e reclama da falta de respostas para o caso do amigo.

Já que foi internado, qual é o motivo? Qual o nome do hospital ou clínica onde Leonardo se encontra? Se não tem diagnóstico ainda, qual o tratamento que o Leonardo está recebendo? Qual o motivo da não liberação da viagem de volta de Leonardo? Se for necessário um acompanhante, precisamos de um advogado ou psiquiatra?

Amigo de Leonardo

Segundo ele, nenhuma dessas questões foi respondida pela embaixada. A família de Leonardo pede nas redes sociais que as autoridades do governo entrem no caso e possibilitem a volta do brasileiro o mais rápido possível. A mãe já tirou um passaporte de urgência e aguarda informações para ir buscar o filho.

Itamaraty
O Palácio do Itamaraty enviou uma nota ao Metrópoles, afirmando que acompanha o caso e já tomou as medidas cabíveis.

Veja o texto na íntegra:

O consulado temporário do Brasil em São Petesburgo e a embaixada do Brasil em Moscou acompanham a situação do cidadão brasileiro, mantêm contato com seus familiares e prestam toda assistência consular cabível. Representante do consulado realizou visita ao nacional brasileiro, auxiliou com serviço de intérprete russo e também no contato com sua família.

Em atenção à Lei de Acesso à Informação e em respeito à privacidade do cidadão brasileiro, esta assessoria não está autorizada a fornecer informações pessoais sobre o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?