Bolsonaro diz que “potencializou” queimadas na Amazônia

Na Arábia Saudita, presidente disse a investidores que não se identificou com políticas anteriores na região

Raphael Veleda ,
Mayara da Paz
Compartilhar notícia

Enviado especial a Riade (Arábia Saudita) – Em fórum de investidores, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quarta-feira (30/10/2019) que as queimadas na Amazônia foram potencializadas por ele. A declaração foi feita no evento Future Investment Initiative, promovido pelo fundo soberano saudita em Riade, capital do país do Oriente Médio.

Sem citar o nome do presidente da França, Emmanuel Macron, Bolsonaro fez referência às críticas feitas pelo chefe de Estado europeu às queimadas na região brasileira.

“Há poucas semanas, o Brasil foi duramente atacado por um chefe de Estado europeu sobre a questão da Amazônia. Problemas que acontecem ano após ano, que é da cultura por parte do povo nativo. Queimar e depois derrubar uma parte da sua propriedade para o plantio, para sua sobrevivência, foi potencializado por mim exatamente porque eu não me identifiquei com políticas anteriores adotadas no tocante à Amazônia”, declarou.

Bolsonaro defendeu a exploração da biodiversidade da região amazônica e agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sair em defesa da “soberania brasileira”. “O presidente dos Estados Unidos tomou a defesa do Brasil e foi claro: nenhuma medida poderia ser tomada sem que fosse ouvido o seu chefe de Estado.”

Reformas
Durante discurso, que durou cerca de 20 minutos, Bolsonaro ainda exaltou as propostas econômicas do governo. Lembrou da aprovação da reforma da Previdência, que, segundo ele, era esperada “há mais de 20 anos”, e disse que torce para que as reformas administrativa e tributária sejam aprovadas pelo Congresso Nacional para melhorar “o ambiente de negócios” do Brasil.

“O povo brasileiro confia no presidente Jair Bolsonaro e posso dizer que estou fazendo a coisa certa. Que os meus ministros prestam contas a mim. Apesar dos poucos recursos para investimentos que temos, são aplicados de forma correta, de forma respeitosa”, completou.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile