metropoles.com

Biden promete armas, dinheiro e comida à Ucrânia: “Salvar vidas”

Nesta segunda-feira (14/3), em uma série de publicações no Twitter, Biden destacou: “O povo americano está unido, o mundo está unido”

atualizado

Compartilhar notícia

Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles
1 de 1 Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles - Foto: Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a prometer apoio à Ucrânia e garantiu que o país seguirá garantindo armas, dinheiro e comida para os ucranianos.

Nesta segunda-feira (14/3), em uma série de publicações no Twitter, Biden destacou: “O povo americano está unido, o mundo está unido e estamos com o povo da Ucrânia”, escreveu.


O presidente norte-americano completou: “Continuamos a estreita cooperação com os aliados e parceiros para garantir que o povo ucraniano possa defender sua nação”.

Os Estados Unidos comprometeram mais de US$ 1,2 bilhão em assistência de segurança à Ucrânia no ano passado. Agora, o Congresso aprovou há pouco um pacote de pouco mais de US$ 13 bilhões.

Sem fazer referência direta, Biden chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “autocrata” e “aspirante a imperador”.

“Não permitiremos que autocratas e aspirantes a imperadores ditem a direção do mundo”, publicou.

Cessar-fogo

Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira. O encontro acabou com uma “pausa técnica”.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin ordenou, três dias após a invasão, que militares colocassem as forças nucleares do país em “regime especial de alerta”.

0

Hoje, a Rússia tem cerca de 6 mil armas nucleares, segundo Hans Kristensen, diretor do Projeto de Informação Nuclear da Federação de Cientistas Americanos.

Após a ordem do presidente russo, a comunidade internacional rapidamente reagiu. Órgãos de segurança dos Estados Unidos dizem monitorar a situação.

Ataques

Sirenes antiataque foram acionadas em Kiev, capital e coração do poder na Ucrânia, e Lviv, uma das maiores cidades do país. O 19º dia de guerra teve uma escalada nos bombardeios, que tiveram início em 24 de fevereiro.

Já é noite na Ucrânia — o fuso é de cinco horas à frente do horário de Brasília. Em Kiev, por exemplo, o toque de recolher proíbe a circulação de pessoas.

Quando as sirenes são ligadas, o risco de ataque é extremo. Há recomendação de que as pessoas se abriguem em bunkers ou espaços subterrâneos, como porões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?