metropoles.com

Atentados no Sri Lanka seriam represália a ataque na Nova Zelândia

Grupo jihadista Estado Islâmico assumiu autoria dos ataques que deixaram ao menos 300 mortos no domingo de Páscoa

atualizado

Compartilhar notícia

Sri Lanka: número de mortos em explosões sobe para 207
1 de 1 Sri Lanka: número de mortos em explosões sobe para 207 - Foto: null

Colombo – As primeiras informações sobre a investigação dos atentados que causaram mais de 300 mortes no Sri Lanka, no último domingo (21/04/19), mostram que o grupo National Thowheeth Jama’ath (NTJ) agiu em represália ao recente massacre que matou 50 pessoas em mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

“As investigações preliminares revelaram que o ocorrido no Sri Lanka foi em represália ao ataque contra os muçulmanos de Christchurch”, declarou ao Parlamento Ruwan Wijewardene, ministro da Defesa.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta terça-feira, 23, a autoria da série de atentados no Sri Lanka. “Os executores do ataque que teve como alvo os cidadãos dos países da coalizão e cristãos antes de ontem são combatentes do Estado Islâmico”, disse, em comunicado, uma fonte de segurança à agência “Amaq”, que é vinculada aos jihadistas, cuja autenticidade não pôde ser verificada.

Na última segunda-feira (22/04/19), o governo responsabilizou o NTJ e disse que não entende “como uma pequena organização poderia fazer tudo isso”. “Estamos investigando uma possível ajuda estrangeira e seus outros vínculos, como formaram homens-bomba, como produziram as bombas”, disse um porta-voz, acrescentando que o governo “buscará ajuda de outros países” nas investigações. (AFP e EFE)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?