metropoles.com

Araújo sobre eleição na Argentina: “Forças do mal celebrando”

Em uma série de quatro mensagens no Twitter, o ministro avaliou que o governo de Alberto Fernández seguirá o “kirchnerismo clássico”

atualizado

Compartilhar notícia

Raylson Ribeiro/MRE
Ernesto-Araújo2
1 de 1 Ernesto-Araújo2 - Foto: Raylson Ribeiro/MRE

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, usou as redes sociais para comentar a vitória de Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições da Argentina. Nesta segunda-feira (28/10/2019), o chefe do Palácio do Itamaraty disse que os “sinais são os piores possíveis”.

Em uma série de quatro mensagens no Twitter, Araújo avaliou que o governo de Fernández seguirá o “kirchnerismo clássico”. “Não há muita ilusão de que o fernandez-kirchnerismo possa ser diferente do kirchnerismo clássico. Os sinais são os piores possíveis. Fechamento comercial, modelo econômico retrógrado e apoio às ditaduras parece ser o que vem por aí”, assinalou.

O chanceler afirmou que o Brasil continuará ao lado da “liberdade e da integração aberta”. “As forças do mal estão celebrando. As forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul. Mas o Brasil continuará inteiramente do lado da liberdade e da integração aberta”, prosseguiu.

Araújo ainda criticou a esquerda. “A esquerda é totalmente ideológica no apoio aos regimes tirânicos da região. Mas, quando se relaciona com as democracias (das quais depende), a esquerda pede ‘pragmatismo’. Curioso. ‘Pragmatismo’ significa sempre a direita se acomodar aos interesses da esquerda”, ponderou.

Por fim, o ministro destacou que o governo brasileiro continuará defendendo os interesses nacionais. “Seremos pragmáticos na defesa dos princípios e interesses do Brasil: um Mercosul sem barreiras internas e aberto ao mundo, uma América do Sul sem ditaduras”, finalizou.

A Argentina vive uma crise econômica e social. Alberto Fernández e Cristina Kirchner venceram as eleições desse domingo (27/10/2019) com 47% dos votos. O atual presidente argentino, Maurício Macri, ficou em segundo lugar, com 40%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?