metropoles.com

Após novos bombardeios, Ucrânia amanhece contando prejuízos e mortos

Governo ucraniano diz que civis, incluindo mulheres e crianças, foram mortos em Slobozhanske e Okhtirka

atualizado

Compartilhar notícia

Forças Armadas da Ucrânia/Divulgação
guerra na ucrânia, Kharkiv
1 de 1 guerra na ucrânia, Kharkiv - Foto: Forças Armadas da Ucrânia/Divulgação

Autoridades das forças armadas ucranianas estão avaliando a noite de quarta (9/3) para quinta (10/3) como a mais violenta dos últimos dias. A Ucrânia tem fuso de cinco horas a mais que o Brasil e esta manhã está sendo de notícias sobre o tamanho dos estragos causados por novos ataques aéreos.

A guerra chega nesta quinta a seu 15º dia, com saldo de milhares de mortos, mais de dois milhões de refugiados e prejuízos bilionários para os dois lados.

Em Okhtyrka, no nordeste do país, na região de Sumy, autoridades locais reportam a morte de três pessoas, uma criança de 13 anos e duas mulheres, após um edifício residencial ser atingido por um projétil.

Outras cinco pessoas, duas delas crianças, teriam sido resgatadas com vida, informou Dmytro Zhyvytsky, chefe da administração da região de Sumy.

Veja um vídeo da manhã de quinta na cidade que está circulando entre os meios de comunicação ucranianos:

Há relatos de ataques aéreos em outra cidade da região de Sumy, Bytytsya, na última noite, mas ainda não há informações sobre vítimas.

Já em Slobozhanske (imagem em destaque), na região de Kharkiv, quatro pessoas foram mortas na madrugada, também vítimas de bombardeios: duas crianças e duas mulheres. A informação também é da administração local, que relatou ainda que as vítimas eram da mesma família e que houve uma sobrevivente, uma menina de 5 anos, que está hospitalizada. Veja postagem das autoridades locais:

Contra-ataque

As forças armadas ucranianas também divulgam notícias sobre ataques contra os russos na madrugada desta quinta. Em Borodyanka, nas imediações de Kiev, por exemplo, os ucranianos dizem ter destruído cinco tanques russos essa noite.

“A noite foi bastante difícil, mas em geral podemos dizer que o exército ucraniano resistiu perto de Kiev. Destruímos cinco tanques. Pela manhã, havia batalhas de artilharia em Kiev, na periferia oeste”, disse Vadym Denysenko, assessor do governo federal.

0

Compartilhar notícia