3 de fevereiro de 1882: É uma loja? Um avião? Não, é um elefante

Após Paris e Londres, Jumbo o maior elefante já visto com seus mais de 3 metros é vendido ao rei do circo nos Estados Unidos: P.T. Barnum

“Quando vi o Jumbo, me deu a impressão que todos os elefantes que eu já tinha visto, e olhe que já vi muitos, eram anões”. A frase é de P.T. Barnum, o rei dos circos nos Estados Unidos neste fim de século XIX. Ele acaba de trazer de Londres o maior elefante já visto no mundo, Jumbo.

Como sempre, Barnum exagera um pouco diante da imprensa, falando de uns 4 metros de altura. Jumbo não chegava a tanto, tinha uns 3,20 metros, mas ainda estava em fase de crescimento, só tinha 22 anos. Foi capturado ainda filhote no atual Sudão, em 1860, trazido para Paris e depois transferido ao zoológico de Londres em 1865.

Sucesso total na Inglaterra da rainha Victória. Dez entre dez crianças londrinas exigiam fazer o programa número 1 da época: um passeio nas costas do elefantão. Até os filhos reais o fizeram. E mais de uma vez: eram nove! Obviamente, o tamanho do bicho permitia também carregar adultos, e milhares subiram nas costas do Jumbo, não para o bem do animal.

À noite, quando o parque estava fechada, a situação era outra: Jumbo gritava, ficava inquieto, raspava suas defesas contra as paredes, até perdê-las. Irritado, era agressivo e só seu cuidador, Matthew Scott ainda podia o acalmar. O diretor do zoológico, em 1882, decidiu que havia perigo para os visitantes, e autorizou a venda do elefante por US$ 10 mil.

“É o fim do Império Britânico” não hesitou a escrever um jornal londrino, e milhares de crianças das escolas públicas mandar cartas à rainha. Mas o negócio foi feito, e Jumbo pegou o navio, sempre acompanhado de Scott, para Nova Iorque. E a fama virou mundial. A partir daí, até seu nome virou sinônimo de algo tão grande que é maior que os outros. Serviu para lojas no Brasil ou avião da Boeing.

Walt Disney se inspirou no Jumbo para criar Dumbo

Também foi inspiração para Walt Disney criar Dumbo, o elefante voador e suas orelhas mágicas. Uma inspiração póstuma. Disney nasceu em 1901, Jumbo já não vivia mais. Teve um fim trágico, mas heroico, pelo menos na versão contada por P.T. Barnum.

Quer saber qual? Os Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles te contam nesta quarta-feira (03/02), entre 07H00 e 09H00. Em Brasília e região, no 104.1 FM. No resto do mundo, incluído a terra dos elefantes onde quer que se encontrem, pelo aplicativo.