29 de janeiro de 1892: “estimulante e revigorante” e agora… secreta!

O mito da Coca Cola começou quando um milionário comprou sua fórmula e a deixou guardada a sete chaves

A Coca Cola não foi inventada em 1892. Já tinha seis anos que a farmácia Jacob´s, em Filadélfia nos Estados Unidos oferecia o copo do líquido de cor caramelizada aos fregueses por 5 centavos. O produtor era também farmacêutico, amigo da casa, o dr John Pemberton. O estado da Georgia foi o primeiro a experimentar uma lei seca, a partir de 1886.

Pemberton, que já vendia uma mistura de vinhos Bordeaux com folhas de coca e caramelo, teve que tirar o vinho da receita, fez experimentos com outras ervas e chegou a uma bebida “estimulante e revigorante” para os operários das fábricas submetidos a horários e exigências de produção cada vez mais elevados neste período de grande desenvolvimento industrial.

Frank M. Robinson, o contabilista de Pemberton, foi quem sugeriu o nome, associando dois dos ingredientes: a folha de coca e a noz de cola. Mas na fórmula de origem, também havia  óleos aromatizantes de limão, laranja, lima, noz-moscada, cássia, coentro e baunilha. E tudo isso estabilizado por ácido fosfórico.

O doutor Pemberton ficou famoso… em seu bairro. O pessoal apreciava a bebida. Mas não tanto quanto o vinho vendido antigamente. E o bom doutor, aos poucos e para manter seu estilo de vida, foi vendendo aos poucos participações na sua empresa a um grande investidor da cidade, Asa Candler, que chegou a ser prefeito de Atlanta na primeira guerra mondial.

Candler não brincava em serviço quando se tratava de negócios. Uma vez proprietário de 100% da fórmula, num último pagamento de 1,75 mil dólares (equivalente a cerca de 47 mil hoje), correu registrar a Coca Cola Company, em 29 de janeiro de 1892. E de quebra registrou também os ingredientes, modificando um ou outro da receita original, e depositando num cofre a lista e as proporções.

O famoso “segredo” tinha nascido, e só podia ser ser compartilhado com os filhos de magnata. Três anos depois, a Coca Cola já era distribuída em todo o pais. E na virada do século no Canadá e na Inglaterra. E o que o inventor da mais famosa bebida do mundo ganhou com isso?

Descubra nos Cabeças da Notícia desta sexta-feira (29/01), entre 07H00 e 09H00 na Rádio Metrópoles. Em 104.1 FM em Brasília e região, e no mundo inteiro (incluindo a Farmácia Jacob´s na Filadélfia) pelo aplicativo.