10 de fevereiro de 1940: estreia na MGM da mais famosa dupla gato e rato

Com o nome inicial de “Jasper e Jinx”, o gato atrapalhado que quase nunca pegar o rato esperto lança a mais famosa dupla da animação

Certamente como muitos outros meninos ao redor do mundo, confesso que quando pequeno, achava que o nome Hanna Barbera nos créditos dos desenhos animados era nome de uma mulher, exímia contadora de histórias e desenhista. Mais tarde veio a descoberta da dupla William Hanna e Joe Barbera.

E que dupla! Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons, Zé Colméia entre outros saíram dos lápis de Barbera, um filho de imigrantes italianos em Nova Iorque que só começou a falar inglês quando foi trabalhar nos estúdios da prestigiosa Metro Goldwyn Mayer. Isto depois de deixar de lado sua promissora careira de… boxeador, onde ganhou vários títulos.

Já Willian Hanna era mais “cabeça”, por isso o nome dele em primeiro nos créditos, contrariando a ordem alfabética. Nos anos 1930, era o diretor do departamento de animação no estúdio MGM, e buscava talentos para entrar num mercado onde o camundongo das orelhas redondas de Walt Disney reinava desde 1928.

Em 10 de fevereiro de 1940, estreia nos cinemas a aposta da dupla: cenário doméstico, um gato simpático que mora confortavelmente numa casa onde seu único tormento é… um rato esperto que, obviamente, sempre está em busca do queijo que a dona de Jasper traz para casa.

Jasper? Sim, é o nome do gato. E sua “vítima” se chama Jinx. Mas não vai durar. Já no segundo dos mais de 110 episódios originais das aventuras caseiras – e violentas -, os nomes passam a ser Tom e Jerry. E o sucesso os deixará imortais, a tal ponto que está previsto neste mês de fevereiro de 2021 o lançamento do longa metragem.

Mas como um dos desenhos mais duros apresentados na televisão – afinal, poucas são as armas que não foram utilizadas por um ou outro da dupla para aniquilar o inimigo – se tornou o “melhor desenho animado de todos os tempos”, segundo a revista Time em 2000?

Isto é assunto para os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles desta quarta-feira (10/02) entre 07H00 e 09H00. Em 104.1 FM em Brasília e região, e no mundo inteiro, para humanos, felinos e roedores, pelo aplicativo.