Donos de carros podem indicar principal condutor para quitar multas

É muito comum que, ao deixar o carro em posse de um familiar ou amigo, uma multa desconhecida chegue dias depois. Esse incômodo, no entanto, poderá ser revertido. Agora, os proprietários não precisam mais arcar com o pagamento das infrações: eles podem indicar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) qual motorista costuma conduzir os veículos e teria cometido […]

atualizado 17/05/2019 18:40

É muito comum que, ao deixar o carro em posse de um familiar ou amigo, uma multa desconhecida chegue dias depois. Esse incômodo, no entanto, poderá ser revertido. Agora, os proprietários não precisam mais arcar com o pagamento das infrações: eles podem indicar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) qual motorista costuma conduzir os veículos e teria cometido a infração cobrada.

Uma funcionalidade desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permite o registro do principal condutor, que fica responsável pelo pagamento das multas. Basta que o proprietário faça o login no Portal de Serviços do Denatran e forneça o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista principal, que recebe um e-mail para concordar com o procedimento. Ao aceitar, ele deve informar o código de segurança da CNH.

O procedimento é diferente daquele da indicação do real infrator, que exige comparecimento ao posto de atendimento do órgão de fiscalização.

 

Últimas notícias