metropoles.com

Política é coisa de criança? O livro “Quem Manda Aqui?” diz que sim

Projeto, que já virou um livro e deve dar origem a outro, aborda o assunto sob a perspectiva de meninos e meninas

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
criança coroa política rainha rei
1 de 1 criança coroa política rainha rei - Foto: iStock

Se você tem crianças em casa – ou se convive de vez em quando com elas –, deve saber que elas são verdadeiras esponjinhas, absorvem tudo que está à volta. Isso vale para todos os assuntos, inclusive, para as relações de poder. Foi pensando nesse “repertório” infantil que um grupo de amigos criou o projeto “Quem Manda Aqui?”, que resultou em um livro sobre política feito por e para meninos e meninas.

“Quem Manda Aqui?” não saiu da “cabeça” dos idealizadores do projeto. Para fazer o livro virar realidade, foram realizadas seis oficinas com crianças de 3 a 10 anos (quatro em São Paulo e duas em Ouro Preto). “As crianças têm uma lógica própria, trazem respostas muito simples e claras aos problemas”, observa a jornalista Paula Desgualdo, uma das responsáveis pela iniciativa.

Durante os encontros, ela e os colegas apresentavam cenários e situações familiares para meninos e meninas, como a escola, o castelo e a selva. E, a partir desses lugares, surgiam as perguntas: Quem manda no castelo? Quem colocou o rei lá? Qualquer um pode ser rei? “A cada resposta, íamos fazendo provocações, trazendo novas questões a eles”, conta Paula.

0

As crianças também eram convidadas a fazer desenhos relacionados a cada situação. “Também encontramos aí muitas coisas pré-estabelecidas, que traduzem as relações de poder presentes no imaginário infantil. As princesas, por exemplo, eram quase sempre loiras e brancas”, lembra a jornalista.

“Quem Manda Aqui?” foi viabilizado por uma campanha de financiamento coletivo e publicado pela Companhia das Letrinhas (mas está disponível para download gratuito). Paula explica que o crowdfunding foi importante para garantir a completa independência e isenção em relação ao material que viesse a ser produzido.

Agora, Paula e os amigos querem lançar um segundo livro, “A Eleição dos Bichos”, pelo mesmo formato.“Os animais, cansados dos mandos e desmandos do leão, começam a se perguntar por que, afinal, ele é o rei da selva. E decidem escolher democraticamente outro bicho para assumir esse posto”, escrevem eles, na plataforma de financiamento coletivo.

Esse, contudo, é apenas o argumento inicial. Da mesma forma que o primeiro livro, “A Eleição dos Bichos” também será construído pelas crianças, que, certamente, têm muito a dizer. “Tudo que está no universo dos adultos faz parte do universo das crianças. Precisamos dialogar com elas sobre essas coisas”, reflete Paula.

E aí, vamos ajudar mais essa ideia bacana ser concretizada?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?