RJ: câmara municipal dá 48 horas para única mulher eleita deixar cargo

Dez vereadores de Mesquita (RJ) votaram pela cassação do mandato de Ana Cris Gêmeas, mesmo com decisão judicial contrária ao afastamento

atualizado 15/08/2022 16:28

Reprodução / Instagram

A Câmara Municipal de Mesquita, município localizado na Baixada Fluminense, definiu um prazo de 48 horas para que a vereadora Ana Cris Gêmeas (PSD) deixe o mandato. Ela foi a única mulher eleita para legislatura municipal e faz oposição ao atual prefeito da cidade, Jorge Miranda (PL).

No dia 10 de agosto, uma sessão aprovou o afastamento de Ana Cris por 10, dos 12 vereadores em exercício. Na decisão publicada no Diário Oficial da Câmara Municipal de Mesquita, o presidente Saint Clair Esperança Passos – o Sancler Nininho – também determina que a vereadora desocupe o gabinete em até dois dias.

A legitimidade do afastamento de Ana Cris Gêmeas é alvo de questionamento judicial. Isso porque os vereadores aprovaram a cassação da colega ao ignorar uma decisão judicial que havia anulado atos contra a política, incluindo uma afastamento anterior determinado por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da própria câmara municipal.

Nela, Ana Cris foi acusada de suspeita de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, omissão de informações à Receita Federal e falsidade ideológica. A parlamentar nega e diz ser vítima de violência política contra a mulher.

Na decisão judicial, o desembargador Cherubin Helcias Schwartz Júnior, da 12ª Câmara Cível do Estado, afirmou que “a mesma autoridade não pode ser ao mesmo tempo acusadora, investigada e magistrada”.

Pelas redes sociais, Ana Cris Gêmeas afirma que está sendo perseguida após ter denunciado desvios de dinheiro da Câmara Municipal de Mesquita.

“Tenho enfrentado com coragem a violência política, mas não vamos recuar, não vamos desistir e não irão calar a nossa voz. Temos o povo ao nosso lado. Somos muitos, e vamos juntos, firmes e fortes pela Justiça”, afirmou.

Diario 0048 by Metropoles on Scribd

Mais lidas
Últimas notícias