metropoles.com

Contra intolerância política, Toffoli defende democracia e diálogos

Ministro do STF participou da abertura da 26ª Jornada do Direito, em Brasília, ao lado de juristas que pedem fortalecimento da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial Metrópoles
Imagem colorida de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Andre Borges/Especial Metrópoles

O ministro Dias Tofolli, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o avanço do diálogo como melhor forma para manter o compromisso da democracia e do sistema de Justiça. O magistrado participou da abertura da 26ª Jornada do Direito, na última sexta-feira (12/7), em Brasília.

“Como tarefa de manutenção da nossa democracia, precisamos avançar com diálogo no compromisso da democracia e do sistema de Justiça para um país melhor, que traga os compromissos estabelecidos naquele artigo 3º da Constituição. O empate final impõe custos pesados para a atividade econômica e sobretudo para os mais vulneráveis que dependem de uma economia pujante para encontrar oportunidade de uma vida melhor”, destacou.

Toffoli também explicou que a Constituição Brasileira é o norte para os cidadãos e que tem como um dos seus legados mais importantes um sistema de Justiça e um poder judiciário fortes e independentes.

Para o jurista e fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Flávio Pansieri, também participante do evento, a tolerância também é sinônimo de enfrentamento argumentativo e lógico a partir de fatos e verdades.

“O cultivo da dúvida e o cultivo da tolerância são elementos que andam conectados. A democracia parte do pressuposto de uma dúvida constante em seus argumentos como um instrumento de forçar-me a perceber o outro como igual. Nesta lógica de ser impossível ter uma verdade plena e absoluta, eu sou obrigado a percorrer um caminho de harmonia na diferença e esta atitude de compreensão do outro igual torna-se uma condição para a própria democracia”, continuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?