*

O maior evento internacional dedicado à cultura alimentar, o Terra Madre Salone del Gusto, está na 12ª edição e reunirá, em Turim (Itália), aproximadamente 100 brasileiros da delegação Slow Food Brasil. O evento acontece de 20 a 24 de setembro e traz a discussão do tema: Food for change (alimentos para a mudança).

Organizada pelo Slow Food, em colaboração com o governo da Região Piemonte e o município de Turim, a delegação brasileira inclui cerca de 100 pessoas entre agricultores familiares, produtores, acadêmicos, chefs, ativistas, estudantes, representantes das comunidades indígenas e alguns membros do conselho do Slow Food Brasil.

Chefs dos quatro continentes prepararão pratos tradicionais de cada país, utilizando produtos de suas terras nativa. Os cozinheiros que representarão o Brasil são Eliane Regis, Caco Marinho, Fabrício Lemos, Camila Rocha e Maria da Conceição.

Cada região do Brasil apresentará suas riquezas: a Norte traz o guaraná e o mel de abelha canudo dos Sateré-Mawé; a Nordeste, o licuri, o umbu e o mel de abelha Mandaçaia da Caatinga; as regiões Centro-Oeste e Sudeste trarão a castanha-de-baru.

Outras riquezas do país, como o cacau cabruca do Sul da Bahia, o pequi do Norte de Minas Gerais, o gergelim Kalunga e o pequi do Xingu do Centro-Oeste, e o butiá do litoral Catarinense e a farinha de mandioca dos Engenhos de Santa Catarina, também estarão presentes.