Vagem: receitas práticas para fazer em casa

Prove hoje mesmo essas receitas com vagem e se surpreenda

atualizado 26/09/2020 12:02

Foto: Reprodução/Guia da Cozinha

A vagem – esse feijão verde que nem sempre é incluído nas refeições diárias – tem grande capacidade de nutrição, carrega quantidades significativas de ácido fólico, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fósforo e muitas fibras. A vagem permite diversos tipos de preparo tanto para o almoço quanto para o jantar. E não seria nada mal incluí-lo no cardápio de hoje!

Há uma técnica, inclusive, que é muito usada para manter as cores de legumes bem intensas e vivas chamada “branqueamento”. Preferencialmente, devemos cozinhar legumes no vapor (porque não gera tanta perda de nutrientes e vitaminas que o alimento contém), mas você pode cozinhar sua vagem em uma água já fervendo, bem salgada como a do mar, porque o legume ficará pouco tempo em contato com a água e, consequentemente, terá pouco tempo para absorver o sal, por isso precisa estar com alto teor de salinidade.

Depois desse breve cozimento, entre 5 e 7 minutos, para garantir um perfeito al dente e para preservar a cor da vagem bem viva, escorra a água quente do cozimento e coloque as vagens imersas em uma água bem gelada ou água com gelo. Esse choque térmico irá encerrar o cozimento, garantindo todas as propriedades e textura desejadas. Depois de aprender essa técnica, é hora de colocá-la em prática com essas receitas deliciosas que separamos para você.

Salada de vagem e bacon

Ingredientes
150g de bacon em fatias
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (chá) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 xícara (chá) de vagem picada
1 pimentão vermelho em tiras finas
3 xícaras (chá) de água fervente
1 maço de alface americana em tiras grossas
Azeitonas pretas e verdes a gosto para decorar (opcional)

Tempo: 30min
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Para ver o modo de preparo e as outras receitas, clique aqui

Últimas notícias