Saborosa e fácil: aprenda a fazer a receita da salada de bacalhau

Prato serve como um principal leve em um almoço ou como uma entrada fina

A Páscoa está quase aí e que tal preparar uma receita inspirada no bacalhau à Bráz, porém servida fria e sem ovo? A batata palha sugerida é opcional, mas dá graça e textura ao prato.

O único segredo é misturar a batata já fria e só na hora de levar à mesa, senão ela murcha. Confira o passo a passo da salada de bacalhau:

Ingredientes

– 500 g de bacalhau dessalgado, descongelado em temperatura ambiente ou na geladeira, lentamente
– 250 ml de água
– 250 ml de leite
– 250 ml de vinho branco
– 1 folha de louro
– 1 amarrado de temperos (ponha num sachê um dente de alho com casca, 4 ou 5 grãos de pimenta-do-reino preta, 4 ou 5 grãos de zimbro, salsinha fresca)
– 1/2 xícara de azeite
– 1 cebola grande cortada em lascas finas
– 2 talos de alho-poró em fatias finas
– 4 ou 5 batatas grandes
– Óleo para fritar
– Suco e raspas de 1 limão-siciliano
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Salsinha picada

Preparo

Bacalhau

Ponha os líquidos e o sachê de temperos numa panela grande e leve ao fogo até ferver. Ponha gelo numa bacia e ponha dentro dela uma vasilha (isso vai ser usado para resfriar o bacalhau interrompendo o cozimento).
Cozinhe as postas no líquido por sete ou oito minutos (duas de cada vez). Tire as postas do líquido e transfira para a vasilha preparada. Deixe esfriar e separe o bacalhau em lascas. Reserve.

Salada

Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho-poró por aproximadamente 10 minutos (devem murchar e amolecer mas não pegar cor). Tire do fogo e espere esfriar.
Descasque e rale as batatas (deixe na água enquanto termina de ralar todas, para não escurecer). Seque muito bem com um pano e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e tempere com sal enquanto estiver quente. Deixe esfriar.
Ponha as lascas do bacalhau já cozido e resfriado numa vasilha, tempere com azeite, limão, sal e pimenta. Acrescente o refogado já frio. Misture a batata frita à salada só na hora de servir.
Fonte: Paladar / Estadão.