*

O Brasil vai participar da campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day – Salve o Alimento! em 27 de abril. Outros dez países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França e Alemanha também farão parte do movimento.

Quem organiza é o grupo Compass, empresa que fornece serviços alimentícios para companhias aéreas, hospitais, mineradoras e grandes conglomerados comerciais. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do grupo.

Durante 10 dias, as pessoas serão estimuladas a entregar os pratos limpos após suas refeições. O lixo orgânico será contabilizado por ferramentas internas que medirão a quantidade de alimentos jogada fora para contabilizar quanto deixou de ser desperdiçado no período. Ao final da campanha, essa redução será revertida em doações de alimentos para instituições em todo o Brasil.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. No mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.

Ainda como parte da ação, a Compass oferecerá a seus clientes o teaching&kitchen que, a partir do dia 27 de abril, dará aulas sobre como evitar o desperdício no dia a dia, com receitas que utilizam alimentos em sua totalidade como, por exemplo, talos e cascas, que seriam considerados sobras.