*
Nesta quinta-feira (1º/11), comemora-se o Dia Mundial do Veganismo e, para isso, a chef vegana Adriana Avelar compartilha com o Metrópoles algumas de suas receitas, sem invencionices ou adaptações. Outras opções podem ser conferidas no canal do Youtube da chef.
Confira as receitas:
Homus

Ingredientes:
– 2 xícaras de grão de bico cozido
– 1/4 de xícara da água do cozimento
– 1 cabeça de alho assado
– 2 limões espremidos
– 1 colher de sopa de tahine
– 1 colher de sopa de azeite
– sal a gosto
– páprica, grãos de bico e salsinha para decorar
Modo de preparo:
Para fazer o alho assado, corte o topo da cabeça de alho, regue com azeite e envolva em um papel alumínio. Leve ao forno a 180 graus por cerca de 30 minutos até ficar macio. Bata no processador todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Transfira a pasta de grão de bico a um potinho, decore com folhas de salsinha, uma pitada de páprica e alguns grãos cozidos
Babaganoush
Ingredientes:
– 1 berinjela grande
– papel alumínio
– 1 cabeça de alho assado
– 1/2 limão espremido
– 1 colher de sopa de salsinha picada
– 1 colher de sopa de azeite
– sal a gosto
Modo de preparo:
Para fazer o alho assado, corte o topo da cabeça de alho, regue com azeite e envolva em um papel alumínio. Envolva a berinjela em papel alumínio, fazendo 2 a 3 camadas e proteger o legume do fogo direto, a ideia é defumar e não queimar. Defume a berinjela na boca do fogão, sendo 5 minutos de cada lado, até ela ficar completamente macia por dentro. Retire do fogo e deixe esfriar por completo. Quando estiver fria, retire o papel alumínio e corte-a ao meio, retire o miolo da berinjela com uma colher, sem pegar a casca. Transfira a pasta para um bowl e tempere com o alho assado, limão, azeite e sal. Sirva e decore com salsinha picada.
Bruschetta
iStock
Ingredientes:
– 1 pão italiano ou pão de fermentação natural (10-12 fatias)
– 4 tomates
– 2 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de azeite
– 10 folhas de manjericão
– sal a gosto
Modo de preparo:
Encha uma panela com água e deixe-a ferver. Enquanto isso, prepare um outro recipiente com água bem gelada e reserve. Faça um “xis” na base do tomate e coloque-o em água fervente por 2 minutos. Retire e o descanse imediatamente no recipiente com gelo para parar o cozimento. Retire a casca dos tomates e também as sementes. Corte a fruta em cubos e reserve.
Corte os dentes de alho ao meio e esfregue-os nas fatias de pão, pincele um fio de azeite e leve as fatias ao forno a 180 graus até que fiquem crocantes. Tempere os tomates com manjericão, azeite e sal e reserve. Quando os pães estiverem crocantes coloque os cubos de tomate temperado em cima de cada fatia, decore com uma folha de manjericão e sirva!
Falafel
iStock
Ingredientes
– 250g de grão de bico cru demolhado por no mínimo 8 horas
– 1 cebola média
-1 dente de alho
– 3 colheres de sopa bem generosas de azeite
– 1 colher de sopa bem gorda de tahine
– suco de 1 limão e suas raspas
– Temperos a gosto: cominho, pimenta do reino, noz moscada, pimenta síria, zaatar e canela, tudo de olho pitadinha daqui, pitadinha dali – folhas de salsinha ou de coentro, pode colocar manjericão também fica bom, alguma erva!
– sal a gosto
– óleo para fritar
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no processador e deixe a massa descansar por 30 minutos, ela vai pegar mais corpo, ficará mais fácil de moldar. Aqueça o óleo em uma panela e faça bolinhas com a massa e coloque para fritar em imersão no óleo bem quente. Escorra em um papel toalha e sirva com um limão. Esse é um petisco maravilhoso, mas você também pode usar dentro de um sanduíche.
Gazpacho
iStock
– 10 tomates maduros
– 1 pepino tipo japonês
– 1 pimentão vermelho pequeno
– 1 colher de sopa de vinagre
– 1 colher de café de cominho
– Pimenta do reino em grãos a gosto
– 2 dentes de alho
– 100ml de azeite de oliva
– 1/2 taça de vinho branco
– 1 pão francês amanhecido
– Água para cobrir
– Sal a gosto
Modo de preparo:
Encha uma panela com água e deixe-a ferver. Enquanto isso, prepare um outro recipiente com água bem gelada e reserve. Faça um “xis” na base do tomate e coloque-o em água fervente por 2 minutos, retire e coloque imediatamente no recipiente com gelo para parar o cozimento.
Retire a casca dos tomates e também sua semente, e reserve. Retire as sementes do pepino e do pimentão-vermelho. Junte todos os ingredientes em uma vasilha, acrescente o vinagre, cominho, pimenta, alho, azeite e o vinho, ajuste o sal e, por ultimo, coloque o pão amanhecido.
Despeje água até cobrir todos os ingredientes e leve à geladeira para descansar por cerca de 2 horas. Após esse período escorra o caldo (mas não jogue fora, reserve) e transfira os ingredientes para o liquidificador, bata e adicione o caldo aos poucos até atingir a consistência desejada. Ajuste o tempero e sirva!
Manjar de coco
iStock
Ingredientes:
– 120 gramas de amido de milho
– 2/3 de xícara de açúcar cristal – aproximadamente 120 gramas
– 1200 ml de água
– 2 cocos secos
Para a calda:
– 400g de ameixa seca sem caroço
– 1 xícara de açúcar cristal
– 1 xícara de água
– 1 xícara de vinho tinto
– 1 canela em pau
Modo de preparo:
Comece preparando o leite de coco caseiro: bata no liquidificador os cocos secos com a água bem quente por cerca de 5 minutos. Coe em um coador de voal.
Transfira o leite de coco caseiro com o açúcar e o amido de milho para uma panela, misture bem até não ficar nenhuma pelotinha. Mexa até o fundo da panela começar a aparecer (demora cerca de 3 minutos após levantar fervura).
Transfira para uma forma molhada, espere esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 8 horas. Na hora de preparar a calda, misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que a mistura reduza à metade do seu volume inicial. Desligue o fogo e deixe a calda esfriar por completo, de preferência na geladeira junto com o manjar.
Após 8 horas, desenforme o manjar no prato de servir e despeje a calda.