Cozinha de Solteiro: aprenda a preparar um saboroso empadão goiano

Esse tradicional preparo pode ser facilmente feito em casa

Gabriel Foster / MetropolesGabriel Foster / Metropoles

atualizado 06/06/2019 17:47

Empadão goiano é um queridinho dos brasilienses e, obviamente, dos goianos. O preparo de massa quebrada ganha recheio com frango, porco, linguiça e é levemente apimentado. Essa delícia pode ser facilmente preparada em casa, sem grande trabalho, vamos à receita:

Massa
Ingredientes:
-500g de farinha de trigo
-3 ovos inteiros
-150g de banha de porco
-10g de fermento em pó
-1 pitada de sal

Preparo:
Misture primeiro a farinha, sal e fermento à banha. Quando virar uma farofa, adicione os ovos e misture até que fique homogênea. Deixe descansar, coberta com papel filme, abra e cubra o fundo da forma. Deixe reservado um círculo para a tampa. Faça furinhos no fundo com o garfo e leve para o forno a 180ºC por cerca de 10 minutos. Reserve.

Recheio
Ingredientes:
– 500g de peito de frango
-300g linguiça apimentada
-300g de lombo de porco
-Alho o quanto baste
-1 cebola
-100g de molho de tomate
-azeitona verde o quanto baste
-cebolinha e salsa
-meio pimentão vermelho
-2 unidades de tomate
-Molho de pimenta
-Azeite
-Sal e pimenta do reino

Preparo:
Refogue a linguiça e reserve, na mesma frigideira, faça o mesmo com o peito de frango e lombo de porco cortados em cubos, reserve. Refogue o alho e cebola picados , com sal, adicione o tomate em cubos, quando amaciar, devolva as carnes e o molho de tomate, deixe cozinhar um pouco. Tire do fogo, adicione as azeitonas e a salsa e cebolinha picada. Coloque na massa pré-assada, cubra com a tampa de massa, faça furos e pincele com gema. Asse a 180ºC até que doure. Espere esfriar para desenformar.

Últimas notícias