metropoles.com

Governo do Japão certifica iniciativas gastronômicas brasilienses

Estão no rol de estabelecimentos os restaurantes New Koto e Yuzu-an, o mercado Mikami e a delicatessen Umami Deli

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Umeda/Embaixada do Japão
japoneses certificados
1 de 1 japoneses certificados - Foto: Guilherme Umeda/Embaixada do Japão

Nos 110 anos da imigração nipônica no Brasil, o governo do Japão certificou quatro iniciativas gastronômicas autenticamente japonesas na noite de segunda (20/8), em cerimônia fechada na residência oficial do embaixador do país asiático, Akira Yamada. Integram o inédito rol os restaurantes New Koto e Yuzu-an mais o mercado Mikami e a delicatessen Umami Deli.

As quatro casas somam-se a outros 3,5 mil empreendimentos mundo afora de um total de 118 mil. Além da capital federal, no Brasil apenas São Paulo consta na lista, com 32 lojas ou restaurantes certificados.

Ou seja, nada de invenção com cream cheese, batata palha e azeite trufado. A seleção, criteriosa, é feita pela autarquia Japan External Trade Organization (Jetro), ligada ao Ministério de Agricultura japonês, que concede a certificação como forma de reconhecer estabelecimentos comprometidos com comercialização e promoção de alimentos e bebidas japoneses no exterior.

“Vocês vão levar a cultura gastronômica do Japão para o futuro. Que esta certificação sirva como incentivo para que vocês sigam como missionários da nossa culinária”, disse aos agraciados o assessor do primeiro-ministro do Japão, Mitsuhiro Miyakoshi.

Para Cristiano Komyia, chef e proprietário do New Koto, este prêmio representa mais do que apenas um incentivo. “Esta é uma honra que é do meu pai. O reconhecimento é pelo trabalho dele”, homenageia, saudosista, o chef e um dos grandes itamaes a atuar na cidade, Ryozo Komyia, falecido há quatro anos.

Também receberam o certificado a chef Alice Yamenish, do restaurante de cozinha tradicional Yuzu-an; Jorge Massashiro Mikami, do hortifruti e mercearia Mikami; e Takashi Suguiura, da recente lojinha Umami Deli, aberta há seis meses na 414 Sul.

A cerimônia de certificação promovida pelo embaixador Akira Yamada contou com um jantar elaborado pelo chef Nohara Kazumime, harmonizado com uma seleção de saquês e apresentação de uma pouquíssimo difundida bebida japonesa: a awamori, aguardente à base de arroz exclusivamente produzida na ilhota de Okinawa, no extremo sul do Japão.

Compartilhar notícia