Tapioca brasileira é a mais nova sensação da gastronomia em Portugal

A inauguração da Tapioca Oca, em agosto do ano passado, foi o ponto de partida para a descoberta do nosso quitute pelos lusitanos

Rosualdo Rodrigues
Compartilhar notícia

Um produto bem brasileiro (e muito popular por aqui) só agora foi descoberto pelos portugueses. Nos últimos seis meses, a tapioca virou sensação gastronômica entre os lusitanos.

Uma das primeiras casas a oferecer o quitute foi a Tapioca Oca, das brasileiras Viviane Soares, 32 anos, e Lyla Lima, 35 anos. Aberta em agosto do ano passado no bairro de Santos, em Lisboa, deu início à tendência.

Surfando na onda, Rita Pereira, conhecida atriz de telenovelas lusitanas, inaugurou em dezembro de 2016 a Beiju Tapiocaria,.no Amoreiras Shopping Center, também na capital portuguesa. Hoje, a Beiju tem três lojas na cidade e anuncia a abertura da quarta filial.

Legado gastronômico
Ao site da Radio France Internacional, Lyla Lima disse que os portugueses têm adorado a tapioca porque ela já faz parte da história entre Portugal e Brasil.  “Foram os portugueses que ajudaram a transformar a goma da tapioca em tapioca”, ela conta.

“Foi assim que ela começou a ser consumida na época da colonização, pelo Brasil afora. Estamos ligados gastronomicamente, a tapioca faz parte desse legado gastronômico. Trazer isso pra Portugal é continuar essa história, é reunir os sabores de Brasil e Portugal.”

1/10

Cartaz na Tapioca Oca
Reportagem na revista Visão
A atriz Rita Pereira (D) na inauguração da Beiju
Cartaz na Beiju Tapiocaria
Matéria no site LuxWoman
Tapioca no guia da Time Out Lisboa
Matéria no site da revista Visão

Recheios bem portugueses
Na Beiju, encontram-se sabores tradicionais, como as de manteiga (vendida a 2,20 euros) e de queijo (3,30 euros), mas evidentemente a massa ganhou recheios típicos de Portugal.

Tem tapioca de bacalhau desfiado com azeitonas e pimentão vermelho (5,90 euros) e de chouriço, queijo amanteigado e cebola caramelizada (6,50 euros). Entre os sabores doces, a de ovos moles e amêndoas (4 euros).

Para fazer em casa
E não é só em cafés que a tapioca se tornou presente no país. A portuguesa Daniela Black e o marido, adeptos da alimentação saudável, viram o potencial do quitute sem glúten e lançaram a Tapiofit, que vende a massa de mandioca pronta.

A rede de produtos de cozinha Pingo Doce, espalhada por todo o território português, também destaca o produto em suas prateleiras.

 

 

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile