Categorias: Comer

Rosa Takematsu fará 2º Shinnenkai, o banquete de Ano-Novo japonês

A chef Rosa Takematsu vai promover, nos dias 25 e 26 de janeiro, a segunda edição do Shinnenkai, o Ano-Novo japonês. Na ocasião, ela vai servir uma refeição em três etapas, com pratos repletos de significados e bons presságios. Acredita-se que os pratos tradicionais da festividade nipônica trazem boa sorte, longevidade e fortuna para o ano que se inicia.

De entrada, a cozinheira vai servir o ozoni, uma sopa com naruto, shitake, cebolinha, cenoura, nabo e temperos especiais. O ingrediente mais importante do prato, no entanto, é o moti, um bolinho de arroz. Durante as refeições, Rosa vai propor aos participantes a participação no motitsuki, tradição de preparo do grão em um pilão: todos poderão trabalhar o ingrediente, num ritual que significa a perseverança demonstrada na união e empenho das pessoas.

Ozonimore
Sobámore
Tempurá de legumesmore
Gelato japonêsmore

O prato principal será o sobá, um macarrão tradicional que, acredita-se, atrai riquezas, longevidade, felicidade contínua e crescimento. A massa é temperada com um caldo a base de shoyu. De acompanhamento, o tradicional tempurá de legumes. A sobremesa é uma criação de Rosa: o gelato japonês leva morango, choux cream e sorvete artesanal japonês de matchá.

As reservas podem ser feitas no telefone (61) 99288-3333 ou pelo site do restaurante.

2º Shinnenkai
25 e 26 de janeiro, das 12h às 16h, no Rosa Takematsu (SBS, Quadra 2, Bloco Q, Edifício João Carlos Saad). Ingresso: R$ 75 (antecipado) ou R$ 85 (na hora)

Clara Campoli

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Passou pelas redações do Correio Braziliense, G1 São Paulo e Revista Espresso. Atuou como assessora de imprensa no Ministério da Educação. No Metrópoles, cobre entretenimento e gastronomia.

Últimas notícias

EUA reabrem mercado para a carne bovina in natura do Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou a notícia pelas redes sociais. Desde 2017 os nortes-americanos suspenderam a exportação

15 minutos passados

Polícia divulga imagem de homem que aplicou vários golpes no DF

Identificado como Lucas, o bandido rastreia encomendas e depois as recolhe, dizendo ser da empresa entregadora

22 minutos passados

Cachorros são encontrados congelados em freezer

A polícia também encontrou 12 cães sem condições básicas. Mais alguns outros animais morreram afogados ao tentar beber água da…

26 minutos passados

Ação das Forças Armadas no Ceará se concentrará em Fortaleza

Nesta quinta, governo federal autorizou emprego das Forças Armadas para operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no…

30 minutos passados

Gracyanne sobe bumbum em roupa transparente: “Ritmo do tamborim”

A musa fitness celebrou a chegada do Carnaval e prometeu novidade aos fãs

31 minutos passados

BBB20: “Criador do Apartheid”, dispara Babu sobre Pyong

Os brothers foram punidos pelo hipnólogo, que ganhou a função de Anjo desta semana, a se vestirem de guardas para…

31 minutos passados