Entenda o que é a cozinha de produto e sua importância no mundo atual

Cozinha de origem e de produto são termos que estão em alta no mercado

atualizado 16/07/2021 22:49

prato fresco

A gastronomia passou por diversas fases desde sua criação, há pouco mais de um século. Primeiro os banquetes se destacaram, depois empratados mais pesados, em seguida mais leves, houve até um momento de intensa química aplicada.

Atualmente o que se tem de mais vanguardista é a chamada cozinha de produto, mas você sabe exatamente o que é esse movimento? Vou dar uma palhinha sobre o que acredito ser não só um novo momento, como também o futuro da gastronomia.

O que é exatamente ?

Cozinha de produto é aquela na qual os ingredientes são as estrelas e não o preparo em si. O ideal é que tudo passe pelo menor número de processos possível, sem alterar muito seu sabor original.

Como o nome já diz, seu intuito é valorizar o produto, mas vai além disso e vou explicar o que muda tanto para a casa quanto o cliente.

0
O que muda para a casa e para os arredores

Os chefs e cozinheiros passam a trabalhar com produtos mais frescos e de melhor qualidade. Os menus passam a ser sazonais, alterando-se de acordo com as estações dos alimentos.

É comum que as casas que adotam essa filosofia não trabalhem com menu fixo, alterando-se até mais de uma vez por mês. Não é incomum, inclusive, que sejam semanais, em cima do que está disponível neste período.

Aos arredores o impacto é maior. A filosofia desta forma de cozinha valoriza o produtor local, certificado. Essas certificações são dadas até mesmo na relação deste produtor com o meio ambiente. É algo que auxilia o desenvolvimento econômico da área e garante a preservação.

O contato direto dos restaurantes com os produtores permite até mesmo que se oriente o que deve ser plantado ou criado, incentivando a buscar maior capacitação.

O que muda para o cliente

O comensal passa a provar novos sabores e percebe carnes e vegetais com um frescor ímpar e texturas bastante interessantes. Além de tudo são pratos mais leves e perfumados.

O melhor? Seu restaurante favorito terá sempre uma novidade.

Últimas notícias