metropoles.com

A experiência de oito dias sem paladar de um cozinheiro com Covid-19

Por cinco dias fiquei completamente sem paladar e olfato e precisei cozinhar. Aqui, divido as angústias e sensações

atualizado

Compartilhar notícia

Microgen Images/Science Photo Library/GettyImages
mulher cheirando laranja
1 de 1 mulher cheirando laranja - Foto: Microgen Images/Science Photo Library/GettyImages

Confesso que quando passei a entender melhor como se manifestava a Covid-19 eu tinha dois medos intensos: infectar alguém e perder o paladar e olfato. Vários amigos e conhecidos desenvolveram a doença e alguns não se livraram destes sintomas por meses. Há relatos de pessoas que permanecem assim após várias semanas.

Infelizmente é dos sintomas mais comuns da doença. Um estudo recente contabilizou que 86% dos contaminados tiveram seu olfato afetado. Embora haja tratamento, é algo com pouco consenso pois é muito recente.

Pois bem, além de ser minha profissão, comer e preparar pratos é também o meu maior prazer e o medo era grande. Faz-se necessário reforçar que permaneci em isolamento total por 15 dias, sem sequer pedir delivery.

Primeiro dia

No quinto dia a partir dos primeiros sintomas da doença, percebi que meu paladar e olfato não estavam normais. Isso foi piorando progressivamente por mais dois dias. Me recusava a aceitar que era Covid e me convencia que era a perda comum, como a que temos com resfriados, por exemplo, já que o sistema respiratório comprometido acaba afetando esses sentidos.

Na medida em que os dias passavam, a situação ficava pior, até que ao fim do sétimo dia não havia mais como negar, eu estava sem paladar e olfato. A última coisa que comi tinha um sabor bastante fraco, mas ainda existia.

0

 

Completamente sem gosto

No oitavo dia acordei, fiz meu café e o sabor era de algo quente, sequer água, pois água tem um sabor. Assustado comecei a cheirar os diferentes grãos que tenho em casa. Nenhum tinha cheiro de nada. Peguei um preparo meu que tinha na geladeira, apenas textura.

Apelei para sabores fortes e peguei uma barra de chocolate ao leite bastante doce: parecia que eu comia massa de modelar, por sua textura macia e sabor de nada.

Duas coisas juntaram nesse momento, um desespero por não sentir sabor e a incerteza de quanto tempo isso duraria.

Ao fim da tarde ainda tive uma live (em casa) na qual eu ensinei a preparar cookies. Bizarramente, na memória me vinha o aroma que já conheço bem, então como um placebo eu sentia o perfume enquanto assavam, mas na hora que fui provar no vídeo, tive que fingir, pois não tinha gosto de absolutamente nada para mim.

Disso desenvolveram-se duas coisas completamente opostas: um completo desânimo por comer e uma compulsão alimentar devido à ansiedade que me causou. Quanto tempo o problema duraria?

Retornando

Foram quatro dias assim, completamente desanimado, porém comendo muito. E a compulsão te manda buscar sabores fortes. Eu preparava pães de queijo congelados recheados, pipoca com condimentos fortes e comi todos os doces da casa.

No quinto dia, descongelei uma refeição pronta e, para minha surpresa, comecei a perceber sabores de especiarias e hortelã. Era como se eu estivesse comendo no melhor restaurante do mundo. No terceiro dia a partir disso, meu paladar estava completamente normal, mas confesso que a compulsão e a ansiedade permanecem.

Há quem mencione chefs famosos que perderam seus paladares e continuam criando, mas reforço que isso ocorre devido à memória que se tem. Embora seja louvável, não é mais possível se criar nada que saia da enciclopédia de sabores de suas mentes. É um tiro no escuro inventar novos sabores nessa situação.

Finalizo o relato ressaltando o óbvio: se cuidem. Eu tive sintomas leves e recuperei completamente o paladar. Porém, há dois meses já tenho um quadro depressivo com compulsão alimentar, que não é claro se é ou não ocasionado pelo vírus que, comprovadamente, pode afetar o sistema nervoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?