1ª Semana do Curry promove culinária japonesa a partir do dia 22/1

O curry é um dos ingredientes do karê rice, um dos pratos mais apreciados no Japão. Em Brasília, 5 estabelecimentos terão ações especiais

atualizado 19/01/2021 9:57

Foto: Divulgação

Em qualquer lugar do mundo, o aroma marcante das especiarias anunciam o preparo do curry. Mas além do perfume forte, o sabor desse preparo também chama atenção. Seja aqui, ou na Terra do Sol Nascente, quem aprecia uma comida bem temperada vai gostar de curry. No Japão, o preparo é tão querido que tem um dia todo para ele: 22 de janeiro é conhecido como o Dia do Curry por lá.

No Brasil, a Japan External Trade Organization (JETRO), de São Paulo, organizou em parceria com a Embaixada do Japão, os Consulados-Gerais do Japão no Brasil, a Japan House São Paulo e a Fundação Japão, a Semana do Curry a fim de homenagear a receita. Ela acontece de 22 a 28 de janeiro e conta com programação online e participação de restaurantes e lojas de produtos japoneses. 

Entre os participantes, cinco estabelecimentos são de Brasília. Será possível encontrar ações especiais nas lojas Mikami e Daiso, e nos restaurantes New Koto, Umami Deli e Yuzu-an. Cristiano Komiya, chef do New Koto, destaca que “é importante participar de eventos como esse para poder mostrar alguns outros pratos muito apreciados no Japão”. Ele conta que o curry é conhecido como kare e é um prato que se come em restaurantes, e que também é comum em refeições caseiras. “É um preparo simples e saboroso. Ele faz parte do nosso cardápio e costuma ter muita procura”, afirma. Na casa é possível encontrar o Karerice, Karsoba e Kareudom.

Essa é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. E a ideia é fazer disso uma tradição. “Queremos que iniciativas como estas se tornem mais comuns no futuro. E também gostaríamos de trabalhar para popularizar e expandir o consumo de alimentos e ingredientes japoneses com a cooperação de restaurantes e lojas varejistas, para que os produtos japoneses tornem-se mais acessíveis em qualquer lugar do País”, afirma o diretor do Departamento de Comércio Exterior da JETRO São Paulo, Hiroyuki Saito.

Programe-se

Entre 18 e 28 de janeiro será possível ter acesso a alguns conteúdos especiais preparados para semana. Para os cozinheiros de plantão, vai ter receita. O chef Kazumine Nohara, responsável pela cozinha da Embaixada do Japão, ensina o preparo do ensopado de curry japonês de um jeito bem fácil de fazer. 

Cuidados

O Metrópoles reconhece que o momento é delicado e merece cuidados especiais para prevenir o contágio da Covid-19 em famílias de clientes e funcionários de todos os estabelecimentos listados nesta matéria.

Reiteramos que é necessário esforço redobrado para que a saúde coletiva seja preservada. Todos os locais escolhidos pela reportagem para a composição desta matéria estão seguindo as normas de segurança estabelecidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Serviço

Semana do Curry 

De 22 a 28 de janeiro. Encontre posts sobre o evento com a hashtag #semanadocurry. Mais informações no site ttps://www.jetro.go.jp/brazil/topics/_461768.html.

Últimas notícias