10 melhores cafés de Brasília, segundo o Metrópoles

Desta vez, a série Metrópoles Indica traz a lista dos lugares da cidade que você tem que conhecer se adora um bom café em ambiente agradável

A denominação café serve para categorizar estabelecimentos bem diferentes entre si. Tem desde as cafeterias de fato até aqueles que mais se assemelham a um bar, bistrô ou pequeno restaurante. E nesse aspecto, Brasília tem muitos a serem considerados, dos clássicos Senhoritas e Martinica ao jovem Quintal f/508.

No entanto, para compor esta lista, levamos em conta três critérios. O primeiro é o foco no café, a preocupação no servir a bebida — o que ocorre em diferentes graus de sofisticação nestes 10 melhores. O segundo é a adequação do menu de comidinhas e o sabor do que é servido.

Em terceiro, vem o ambiente. Diferentemente de um restaurante em que se vai para uma refeição pontual, um café por excelência deve ser um lugar para se ficar por tempo indeterminado, lendo, trabalhando ou jogando conversa fora. Por um ou outro, ou por todos esses motivos, estes foram escolhidos.

Belini Café — The Coffee Experience
Como o nome diz, o Belini trata o tomar café como uma experiência a ser vivida. Eles trabalham com uma diversidade de grãos e de métodos de extração, tudo explicadinho no menu para os marinheiros de primeira viagem. E não é só isso. Há um eclético cardápio, de sanduíches que valem uma refeição ao alfajor para acompanhar o café. Tudo pode ser degustado em mesinhas ou num sofá na varanda.
114 Sul, Bloco B, Loja 7, 3345-3000. Segunda a domingo, das 8h às 22h.

Clandestino Café & Música
Se esta lista tivesse que indicar um primeiro colocado, o Clandestino seria forte candidato. Ele combina tudo que se quer em um bom café. A forma profissional como eles tratam a bebida — não há balcão separando o público das máquinas em que ela é feita –, delícias no cardápio, como o bolinho de banana, e um ambiente charmoso e tão agradável que dá vontade de ficar por lá o dia inteiro.
413 Norte, Bloco D, 3340-4919. Segunda e de quarta a sábado, das 14h às 21h. Domingo, das 9h às 15h. Fecha às terças.

Dylan Café & Bakery
O salão amplo do Dylan é algo raro nas comerciais do Plano Piloto. Isso aliado a uma decoração despojada e charmosa torna o lugar um dos melhores lugares de Brasília para se fazer um lanche acompanhado por um bom café, abrir o notebook e ficar. Ainda leva para casa um pãozinho feito com fermentação natural. Está fechado para férias coletivas até 1/3.
315 Sul, Bloco A, Loja 15, 3363-1294. Terça a sábado, das 9h ás 19h. Domingo, das 10h ás 18h. 

Ernesto Cafés Especiais
É o primeiro nome que vem à cabeça de muita gente quando se fala a palavra “café” em Brasília. O Ernesto é a perfeita combinação de ambiente bacana, comidinhas deliciosas — tem bolos irresistíveis e até uma famosa pamonha assada aos fins de semana — e café em diferentes blends e formas de extração. A vizinhança com a Urban Arts reforça o aspecto cool do lugar.
115 Sul, Bloco C, Loja 14, 3345-4182. Terça a sábado, das 8h às 23h; domingo, das 8h às 22h.

Grenat Cafés Especiais
Em termos de espaço, o Grenat é o mais simples da lista. Não tem garçom, você pode se dirigir a uma das atendentes, fazer o pedido e esperar na mesa. Mas para quem gosta de experimentar variedades de grãos, é um dos lugares mais certos de Brasília. Mais de 20 versões de café constam no cardápio. Para acompanhar, prove o pudim de café. Maravilhoso!
315 Norte, Bloco B, Loja 10, 3322-0061. Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, 12h às 17h.

Laika Café
É um quiosque, localizado entre a vitrine de uma loja de cama, mesa e banho e uma agência bancária da Caixa. Mas o bem tirado café, as comidinhas servidas (o croissant é um dos melhores da cidade), os sofás convidativos ao descanso, a simpatia das atendentes… Você esquece o movimento em volta.
Centro Comercial Gilberto Salomão, térreo, Lago Sul, 3702-5500. Segunda a sábado, das 7h às 19h.

Los Baristas — Casa de Cafés
O Los Baristas surgiu com proposta de ser um lugar para se tomar café e ponto. A casa aposta na diversidade de blends e de processos utilizados para transformar o grão em líquido. Assim, o menu de comidinhas é coadjuvante, curto mas satisfatório. E mesmo que você não seja um expert em café, certamente vai gostar do lugar, do ambiente clean, aberto e arejado.
404 Norte, Bloco C, Loja 38, 3033-6183. Segunda a sexta, das 12h às 21h; sábado, das 10h às 18h.

Objeto Encontrado
O Objeto já passou por mudanças no comando da casa, mas nunca perdeu a alma, digamos, hipster, nem desleixou na qualidade da bebida que fez sua fama. Tampouco na das comidinhas, como o famoso e imperdível cheesecake. Sedia frequentemente eventos culturais (como lançamentos de livros) e encontros de aficcionados em uísque.
102 Norte, Bloco B, Loja 56, 3081-8383. Segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábado, das 10h às 23h.

Rapport Cafés Especiais e Bistrô
Trabalhando com grãos especiais do Sul de Minas, 100% arábica (Café Origem — Fazenda Capetinga e Café Fazenda Mantissa), a casa também oferece a bebida em diferentes formas de preparo. Mas, para além da experiência do café, este é um lugar agradabilíssimo, com três ambientes — salão principal, jardim externo e um charmoso mezanino. Recentemente, passou por felizes mudanças no cardápio.
201 Sul, Bloco B, Loja 9, 3322-0259. De segunda a sexta, das 10h às 21h.

Sebinho Café
Prolongamento do Sebinho Cultural, mais tradicional loja de livros usados de Brasília, o café incorporou tudo o que a livraria tem de história e estilo. Tem um salão bem charmoso, amplo e agradável, atendimento eficiente e é beneficiado pela boa química entre café e cultura. Oferece um ótimo cardápio, incluindo boas opções de almoço. Frequentemente sedia cursos com a barista Sulayne Shiratori.