metropoles.com

Gaúcha é a sexta mulher a vencer o Campeonato Brasileiro de Barista

Martha Grill participou da competição pela terceira vez e, com um discurso emocionado, venceu o título e vai representar o Brasil no Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

BSCA/Divulgação
46982506092_f907824bbb_o
1 de 1 46982506092_f907824bbb_o - Foto: BSCA/Divulgação

Martha Grill, barista e professora da Otávio Café, é a sexta mulher a vencer o Campeonato Brasileiro de Barismo, realizado entre 7 e 9 de fevereiro no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Esta foi a terceira participação da gaúcha na competição e, com o título, ela ganhou o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que acontece em abril em Boston, nos Estados Unidos.

Nesta competição, o barista tem 15 minutos para apresentar aos juízes um espresso, uma bebida de espresso e leite e um drinque não-alcoólico com café, enquanto faz uma explicação não só sobre o grão no moinho, mas sobre todos os insumos utilizados – do leite às misturas e preparos que vão parar nos drinques. Todos os aspectos sensoriais contam pontos e é raro um barista entregar as xícaras aos juízes sem perceptíveis tremores nas mãos.

A barista campeã – a única mulher entre 20 competidores – entrou para o mundo do café especial há poucos anos: formada em artes cênicas, ela é conhecida por dar ares teatrais às suas apresentações. Martha falou sobre sua experiência como professora de barismo no último ano e dos grandes medos de seus alunos, desde a regulagem do moinho até a vaporização do leite. Com um discurso emocionado sobre preferir amar a temer, Martha arrancou aplausos da plateia de entusiastas e coffee lovers.

BSCA/Divulgação
Martha Grill finaliza seu drinque de café na primeira apresentação realizada na competição

Em segundo lugar ficou Leo Moço, do paranaense Café do Moço, tricampeão nacional. O terceiro lugar ficou nas mãos de Daniel Munari, da Supernova Coffee Roasters, também de Curitiba (PR).

O campeonato, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), aconteceu concomitantemente a outras três categorias: Latte Art, Brewers e Coffee in Good Spirits.

O Coffee in Good Spirits é uma competição de drinques alcoólicos com café. O primeiro lugar da competição ficou por conta de Gabriel Guimarães, barista da Unique Cafés em São Lourenço (MG). Ele vai representar o Brasil no campeonato mundial da categoria, que acontece em junho, em Berlim. Em segundo lugar ficou o curitibano Juliano Lamur, do Bunker Motor Coffee, e em terceiro lugar ficou o brasiliense Daniel Viana.

O campeonato de Latte Art avalia desenhos feitos pelos baristas com o leite vaporizado e o espresso que compõem o cappuccino. O pódio ficou por conta de Leonardo Correa Ribeiro, da mineira Unique Cafés; João Michalski, do Café du Coin, de Cascavel (PR); e de Emerson Nascimento, da carioca Coffee Five.

Por fim, o campeonato de Brewers avalia cafés extraídos em métodos coados. A Octavio Café garantiu sua dobradinha com o primeiro lugar para Arthur Malaspina. Em segundo lugar ficou Léo Moço e, em terceiro, a barista Midori Martins da paulistana Um Coffee Co.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?