metropoles.com

Upis/Brasília inicia luta por uma vaga na Superliga Masculina

Base da equipe é formada por atletas que conquistaram os Jogos Universitários nacionais. Estreia será nesta terça-feira, às 20h, no Ginásio 1 da AABB

atualizado

Compartilhar notícia

Upis Vôlei
1 de 1 Upis Vôlei - Foto: null

O voleibol brasiliense já conta com uma equipe na elite feminina: o Brasília Vôlei, atual quinto colocado na Superliga e com boas pretensões para o restante da temporada. Mas, e o masculino? A partir desta terça-feira, a equipe da Upis inicia a briga pela única vaga para a Superliga com outras 10 equipes na Série B do vôlei nacional. O primeiro jogo será contra o Uberlândia, às 20h, no Ginásio 1 da AABB, no Setor de Clubes Sul.

A chave da equipe candanga conta com outras cinco equipes, enquanto que o outro grupo têm sete equipes. Como os times do Sesi (SP) e o Sada Cruzeiro (MG) não podem lutar pelo título por já terem representantes na elite, somente 11 equipes almejam o título. Apenas o campeão terá direito do acesso. “Estamos muito motivados. De 2015 para cá, nós crescemos bastante. É trata-se de um campeonato sem qualquer favorito”, explica o técnico Flávio Thiessen.

De fato, o torneio tende a ser equilibrado. Boa parte das equipes contam com jogadores das categorias de base ou seguem a linha da Upis, com jogadores universitários. Por ter sido campeã dos Jogos Universitários em 2015, a equipe brasiliense entra forte no torneio deste ano. “Brasília tem que ter um time na elite em todas as modalidades. Respiramos esporte e vamos entrar no torneio deste ano com a intenção de conquistar o acesso”, complementa o treinador.

O time candango terá três das cinco partidas da primeira fase como mandante. Uma delas contra o Flamengo, no dia 23. “A presença do Flamengo e do Botafogo é muito boa para a competição em si. Atraí público e é muito bom para o esporte”, avalia Flávio. O Botafogo também está na chave do time brasiliense, assim como o time B do Sada Cruzeiro – este não podendo conquistar o acesso.

Para o jogo desta terça-feira contra o Uberlândia, os ingressos custam R$ 10, sendo que associados da AABB e alunos da Upis que apresentarem carteira da instituição estão isentos da taxa. A última vez que um clube masculino do DF participou da Superliga Masculina foi na temporada 2009/10, com a própria Upis.

Confira as datas dos confrontos da Upis

  • 19/1 – 20h – Upis/Brasília x Uberlândia/Gabarito
  • 23/1 – 16h – Upis/Brasília x Flamengo
  • 30/1 – 17h – Montecristo/Goiânia x Upis
  • 5/2 – 20h – Upis/Brasília x Sada Cruzeiro
  • 16/2 – 19h – Botafogo x Upis/Brasília
  • Quartas de final: 20, 27 e 28 de fevereiro
  • Semifinais: 5, 12 e 13 de março
  • Final: 19 de março

Compartilhar notícia