metropoles.com

Com Federer, Time Europa abre 3 x 1 sobre Time Mundo na Laver Cup

O atual número 3 do mundo entrou em quadra na quarta e última partida do primeiro dia de disputas

atualizado

Compartilhar notícia

Julian Finney/Getty Images for Laver Cup
Laver Cup 2019 – Day 1
1 de 1 Laver Cup 2019 – Day 1 - Foto: Julian Finney/Getty Images for Laver Cup

A terceira edição da Laver Cup começou nesta sexta-feira (20/09/2019), em Genebra, na Suíça, e o Time Europa, liderado pelo ídolo Roger Federer, saiu na frente com três vitórias contra apenas uma do Time Mundo. O atual número 3 do mundo entrou em quadra na quarta e última partida do primeiro dia de disputas. Em dupla com o alemçao Alexander Zverev, venceu a parceria formada pelo canadense Denis Shapovalov e o norte-americano Jack Sock por 2 sets a 0 – com parciais de 6/3 e 7/5, em 1 hora e 37 minutos de partida.

Esse confronto decretou o placar de 3 x 1 para os europeus até o momento. A programação deste sábado ainda não foi definida, mas os jogos do segundo dia de evento valem dois pontos para a classificação geral, enquanto que cada uma das partidas de domingo vale três pontos.

O duelo que abriu a Laver Cup foi bastante disputado e definido apenas no match tie-break. Melhor para o time europeu, que contou com a vitória do austríaco Dominic Thiem sobre Denis Shapovalov por 2 sets a 1 – com parciais de 6/4, 5/7 e 13 a 11, após 1 horas e 46 minutos de confronto. O empate do Time Mundo veio com Jack Sock, que bateu o italiano Fabio Fognini por 2 a 0 – parciais de 6/1 e 7/6 (7/3), em 1 hora e 30 minutos.

Assim como aconteceu na primeira vitória do time europeu, o grego Stefanos Tsitsipas também teve que suar para vencer em sua estreia. Enfrentando o norte-americano Taylor Fritz, oscilou durante a partida, mas no final das contas fez valer o favoritismo e triunfou por 2 sets a 1 – com parciais de 6/2, 1/6 e 10 a 7 no match tie-break.

Sucesso
Após passar por Praga e Chicago, a Laver Cup está sendo disputada agora em solo suíço, em quadra indoor. No ano passado, o destaque foi a parceria entre Federer e o sérvio Novak Djokovic, que não teve o mesmo sucesso da dupla formada pelo suíço e pelo espanhol Rafael Nadal em 2017. O feito chegou a disputar o Prêmio Laureus na categoria Melhor Momento Esportivo, mas acabou perdendo para a homenagens às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.

Não bastasse os importantes tenistas dentro de quadra, a Laver Cup tem como um dos seus principais atrativos o apelo visual, a começar pela incomum quadra dura preta. Sob a forte iluminação e a transmissão de televisão recheada de recursos (com câmeras e ângulos inesperados, além da cobertura dos “bastidores” dos jogos), a quadra se parece mais um palco, após seguidos estudos por parte dos organizadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?