metropoles.com

Governo lança cartilha sobre riscos de atentados no Rio-2016

O material foi elaborado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Justiça e da Agência Brasileira de Inteligência

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Rio 2016
1 de 1 Rio 2016 - Foto: Divulgação

O governo federal lançou uma campanha para informar a população do Rio de Janeiro e das cidades-sede do futebol na Olimpíada sobre como identificar possíveis ameaças terroristas durante os Jogos do Rio-2016. Um folder ilustrado aponta para atitudes consideradas suspeitas, o que inclui até mesmo tirar fotos e observar “instalações sensíveis e sistema de segurança” ou usar roupas e mochilas “destoantes das circunstâncias e do clima”.

O material foi elaborado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Justiça e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Chamada de “Plano de Sensibilização e Dissuasão a Ameaças Terroristas”, a campanha consiste na distribuição de folders, cartazes e cartilhas.

Uma das preocupações dos órgãos de segurança durante a Olimpíada é com a atuação dos chamados “lobos solitários”. São pessoas sem vínculo com grupos terroristas, mas que aproveitam grandes eventos para cometer atentados.

Nos meses de agosto e setembro, durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio espera receber 700 mil turistas de 209 nações. Pelo menos 100 chefes de Estado deverão estar na cidade olímpica, além de 12 mil atletas.

Durante os Jogos, será instalado o Centro Integrado Antiterrorismo e o Centro de Cooperação Policial Internacional. Cerca de 250 policiais estrangeiros, de 55 países, serão acionados sempre que houver um cidadão de seu país envolvido em alguma ocorrência e prestarão apoio especialmente no processo de identificação e na comunicação do idioma de sua nacionalidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?