metropoles.com

Vascaínos doam sangue antes do clássico com o Flamengo no Mané

A campanha “Vascaíno é sangue bom” irá seguir ao longo da semana e também está aberta a torcedores de outras equipes

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Bolzan/Especial para o Metrópoles
Torcedores-do-Vasco-doam-sangue-antes-de-clássico-contra-o-Flamengo-em-Brasília
1 de 1 Torcedores-do-Vasco-doam-sangue-antes-de-clássico-contra-o-Flamengo-em-Brasília - Foto: Lucas Bolzan/Especial para o Metrópoles

Clima de Vasco e Flamengo e expectativa de casa cheia movem vascaínos e flamenguistas em Brasília neste sábado (17/08/2019), dia em que as duas equipes se enfrentam às 19h, no Mané Garrincha, em duelo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Enquanto a bola não rola, as torcidas se mobilizam de todos os modos: no aeroporto, na porta do hotel, às margens do estádio e até no hemocentro. Alguns vascaínos aproveitaram a manhã deste sábado e realizaram uma grande doação de sangue.

Organizado por quatro pessoas, a campanha “Vascaíno é sangue bom”, que está em vigor desde 2013, veio para o Distrito Federal, por meio de uma ideia criada no Rio de Janeiro. Por ser o único time de futebol a ter empenhar a campanha fora da cidade de origem, torcedores de outros clubes também rompem o preconceito e são incentivados para comparecerem à Fundação Hemocentro de Brasília, na Asa Norte.

Um dos organizadores, o advogado Caio Júlio, comemora a repercussão da campanha. “A campanha sofreu muito preconceito por levar o nome do Vasco como carro chefe. Agora, já estamos desconstruindo a situação de que somente pessoas de um time podem participar. E isso tem crescido cada vez mais, trazendo torcedores de diversos clubes para nos ajudar”, comemora.

0

Desde o início da manhã, vários torcedores foram ao Hemocentro de Brasilia, muitos uniformizados com a camisa vascaína, para realizar a doação. A campanha mobiliza cerca de 30 a 40 pessoas por dia, colaborando para o aumento do estoque sanguíneo do local.

Como doar
A pessoa que quiser doar sangue precisa comparecer ao Hemocentro de Brasília, de segunda a sábado, entre as 7h e 18h. É importante ressaltar que a pessoa não pode estar em jejum, deve estar alimentado de forma leve, sem comidas gordurosas ou derivados do leite. O cadastro é realizado de forma rápida, assim como a triagem para realizar a doação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?