metropoles.com

Tabu: Corinthians nunca venceu o Boca nas oitavas da Libertadores

São dois confrontos e duas vitórias para o time argentino, em 1991 e 2013. O Corinthians foi campeão da Libertadores contra o Boca, em 2012

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Bufolin/Getty Images
Riquelme e Alexandre Pato dividindo a bola
1 de 1 Riquelme e Alexandre Pato dividindo a bola - Foto: Ricardo Bufolin/Getty Images

Corinthians e Boca Juniors, que se enfrentaram duas vezes pela fase de grupos, serão rivais pelas oitavas de final da Libertadores. O retrospecto do time brasileiro contra o argentino não é bom nesta fase da competição. São dois confrontos e duas vitórias para o time de Buenos Aires, em 1991 e 2013.

O confronto geral pela Libertadores é equilibrado. Corinthians e Boca Juniors se enfrentaram oito vezes pela competição continental. Duas vitórias para cada um dos lados e quatro empates. O Timão marcou 11 vezes. Os Bosteros, como é conhecido o time argentino, balançou as redes em 13 oportunidades. Em 2012, o clube paulista foi campeão em cima dos rivais argentinos.

O caso Amarilla

Carlos Amarilla, árbitro da partida envolvendo os dois times em 2013, foi o grande personagem daquele confronto. O fatídico dia é lembrado até hoje como grande revés pelos torcedores corintianos. No confronto, o clube do Parque São Jorge foi eliminado com atuação polêmica do juiz.

O Corinthians precisava vencer por dois gols no Pacaembu, em São Paulo. O duelo terminou empatado por 1 x 1, eliminando a equipe alvinegra.

Lances polêmicos reverberam na mente dos corintianos. São duas penalidades não marcadas e dois gols anulados. Lances que poderiam ocasionar numa possível vitória e classificação do Corinthians.

Em 2015, Amarilla foi afastado após investigações apontarem que ele teria prejudicado o time brasileiro ao manter ligações com a Associação de Futebol Argentino (AFA).

América do Sul e o mundo em preto e branco

Em 2012, o Corinthians ganhou a primeira Libertadores contra o rival histórico Boca Juniors. O título acabou quebrando um tabu de 101 anos.

Após empatar em 1 x 1 no jogo de ida em La Bombonera, o Corinthians venceu por 2 x 0 no Pacaembu, com dois gols de Emerson Sheik.

Em sequência, o Corinthians foi bicampeão do Mundial de Clubes da Fifa. Venceu a final contra o Chelsea por 1 x 0, com gol do peruano Paolo Guerrero. O campeonato ficou reconhecido como Invasão Corintiana, onde cerca de 40 mil torcedores embarcaram para o Japão.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?