metropoles.com

Quem é Will Still? Técnico começou no Football Manager e parou o PSG

Will Still, de apenas 30 anos e técnico mais novo das principais ligas europeias, vibrou demais com gol de empate do Reims contra o PSG

atualizado

Compartilhar notícia

ANP via Getty Images
Will Still, do Reims
1 de 1 Will Still, do Reims - Foto: ANP via Getty Images

A frustração de Neymar, Messi e Mbappé com o empate sofrido pelo Paris Saint-Germain para o Reims no jogo válido pelo Campeonato Francês, no último domingo, contrastou com a empolgação do treinador adversário. Will Still, de apenas 30 anos e técnico mais novo das principais ligas europeias, vibrou demais com o gol de Balogun e comemorou bastante o resultado fora de casa em mais um capítulo importante de sua curta e curiosa carreira à beira do campo.

Nascido na Bélgica depois que seus pais deixaram o Reino Unido, ele foi jogador até os 17 anos, mas trocou as chuteiras pelos estudos para virar técnico. A decisão levou em conta a paixão pelo jogo Football Manager, game famoso há muitos anos em que o usuário comanda um time de futebol e toma decisões estratégicas dentro e fora do gramado. Ele se mudou para a Inglaterra a fim de estudar na Universidade Myerscough College, em Preston, e lá começou um estágio treinando o time sub-14 do Preston North End

“Eu estava obcecado com esse jogo. Eu e meu irmão jogávamos incansavelmente – não tínhamos permissão para ter um PlayStation, então jogávamos Football Manager no computador da família”, contou ao site Coaches’ Voice. “Nunca pensei que o Football Manager influenciaria minha carreira na vida real, mas pensando agora, definitivamente isso aconteceu.”

Anos depois, em 2014, ele retornou à Bélgica em busca de emprego na área, mas recebeu várias respostas negativas. A chance, enfim, veio para ser analista de vídeo no pequeno Sint-Truiden. Foi o técnico Yannick Ferrera que deu sua primeira chance e depois o levou quando foi contratado pelo Standard Liège, um dos mais tradicionais do país.

Em 2017, foi assistente técnico do Lierse, da segunda divisão, e teve sua primeira experiência como técnico, ao ocupar o cargo interinamente e conquistar 20 dos 27 pontos possíveis.

Ele colecionou mais experiências como auxiliar de alguns times antes de ir para o futebol francês. No início da temporada, ele já era assistente do Reims. Em outubro do ano passado, virou técnico interino com a demissão de Óscar Garcia e, no mês seguinte, foi confirmado de forma definitiva no cargo. Até aqui, são 12 jogos de invencibilidade no comando. A equipe foi subindo na tabela do Campeonato Francês e hoje ocupa a 11ª posição.

“Quero que o time gere problemas aos adversários, que recuperemos a bola no ataque para dificultar a vida deles. Exige um esforço quase sobre-humano e estou ciente disso, mas é um risco que estamos dispostos a correr porque queremos jogar um futebol ‘positivo’ e ficar o mais longe possível do nosso gol”, disse ao site da liga francesa.

O problema é que ele não tem as credenciais necessárias (licença Uefa Pro) para treinar no Campeonato Francês. Então o clube precisa pagar multa de 25 mil euros (cerca de R$ 140 mil) em todo jogo que ele estiver à beira do campo. “Bem, isso da multa foi, de certa forma, negociado. O clube disse: ‘Estamos prontos para investir em sua carreira, contanto que você continue ganhando'”, afirmou ao Daily Mail.

Will, que tem os irmãos Edward e Nico sendo técnico e assistente do Eupen, da liga belga, explicou a sua estratégia para parar o PSG, que conta com estrelas mundiais e é líder da liga francesa com 22 pontos a mais do que o Reims. “Era fechar o meio-campo e obrigá-los a recuar e a jogar com o goleiro Donnarumma, colocá-los no maior desconforto possível”, disse. “O Reims demonstrou que quer jogar, pressionar e ser divertido. Seguimos em um belo caminho”.

Sobre suas influências, Will disse que Alex Ferguson é sua maior referência. “Procuro tirar o melhor de vários treinadores: Jürgen Klopp, José Mourinho, Eddie Howe… e na parte tática, está Sir Alex Ferguson, meu verdadeiro modelo”, disse o técnico ao jornal francês L’Equipe.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?