Paulo Fonseca sai na frente para assumir nova fase do Newcastle

Sem emprego desde o fim da temporada passada, ele deixou a Roma para a chegada do compatriota José Mourinho

atualizado 20/10/2021 21:30

Paulo Fonseca Sportinfoto/DeFodi Images via Getty Images

Foi dado o primeiro passo do Newcastle em direção à revolução que tanto desejam seus novos donos. A primeira grande decisão do fundo saudita que comprou o clube há menos de duas semanas foi demitir o treinador Steve Bruce. Agora, a missão é encontrar o nome certo para assumir esta nova era.

Uma das opções ventiladas até então é o português Paulo Fonseca, de 48 anos. Sem emprego desde o fim da temporada passada, ele deixou a Roma para a chegada do compatriota José Mourinho.

Fonseca não teve uma carreira de muito sucesso como jogador, mas como técnico ele coleciona nove títulos: três da Liga Ucraniana, três Taças Ucrânia, uma Supertaça Ucraniana, uma taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Na Ucrânia, Paulo esteve por três temporada à frente do Shakhtar Donetsk onde teve os melhores momentos como treinador. Passou por muitos times de Portugal, entre eles o Porto e o SC Braga, mas não trabalha em casa desde quando partiu para o futebol ucraniano, em 2016/17.

Ele assumiu a Roma em 2019/20 e sua melhor campanha foi nesta temporada, quando o time terminou o Campeonato Italiano em 5º colocado, foi até as quartas de final da Copa da Itália e as oitavas da Liga Europa.

A Premier League

O jornal The Sun lembrou que Paulo chegou perto de treinar o Tottenham logo depois de ter deixado o comando da Roma. Segundo o veículo, Fonseca é a primeira opção do Newcastle por causa do seu estilo de jogo ofensivo.

Com oito rodadas disputadas, o Toon é o penúltimo colocado na Premier League, e na Copa da Liga foi eliminado pelo Burnley, na 2ª rodada.

Se a contratação for concretizada, Paulo Fonseca terá o desafio de manter o Corvo na elite do futebol inglês e aguardar os reforços de peso que os novos donos estão desejando. Os nomes de Philippe Coutinho, Edinson Cavani, Gareth Bale e Keylor Navas já foram citados como possibilidades.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias