Maurício Barbieri reencontra o Flamengo no melhor momento da carreira

O Red Bull Bragantino tem o técnico mais longevo do futebol brasileiro atualmente e faz uma campanha de encher os olhos

atualizado 06/10/2021 0:10

Flamengo Maurício BarbieriAlexandre Loureiro/Getty Images

Maurício Barbieri é, atualmente, o técnico mais longevo do Brasil sob o comando do Red Bull Bragantino, está perto de conquistar o primeiro título da sua carreira e o primeiro de expressão do clube. Nesta quarta-feira (6/10), ele reencontra o Flamengo, time que o apresentou para o futebol brasileiro.

Com Barbieri à frente do Flamengo, em 2018 — com Vinicius Jr. e Lucas Paquetá —, o time foi vice-campeão do Brasileirão, semifinalista da Copa do Brasil e Carioca, e saiu da Libertadores nas oitavas de final. Depois de muitos “quases”, o treinador está perto do seu momento de glória em uma campanha de encher os olhos do torcedor bragantino.

Depois do Rubro-Negro, ele teve passagens pelo Goiás e América-MG em 2019, CSA no começo de 2020 e assumiu o Braga em 4 de setembro daquele ano, tendo completado recentemente 1 ano e 1 mês no cargo, uma marca bastante relevante levando em consideração o quão difícil é a vida de treinador no Brasil.

Deu match

O casamento de Red Bull Bragantino e Maurício Barbieri parece ter sido roteirizado. Em 2021, dos 51 jogos desta temporada, o time venceu 25, empatou 17 e perdeu apenas nove. A equipe é a 5º colocado do Campeonato Brasileiro e finalista da Copa Sul-Americana no ano de estreia na competição.

Barbieri tem à sua disposição um elenco que é o 7º mais caro do Brasil, avaliado em 61,68 milhões de euros (aproximadamente R$ 392 milhões), segundo o Transfermakt, sem grandes estrelas, mas com entrosamento e coletividade dignos de aplausos.

Mesmo com a saída de seu grande craque, Claudinho — vendido para o Zenit —, o treinador não perdeu o controle do time. Sem ele, apareceram Ytalo, Arthur, Helinho, Bruno Praxedes e Cuello, por exemplo, para balançar as redes e construir as jogadas, enquanto na defesa, Fabrício Bruno e Léo Ortiz seguram as pontas junto de Cleiton.

Organizado dentro e fora de campo, o Massa Bruta está conquistando cada vez mais espaço entre os melhores do futebol brasileiro e mede forças com um dos Top 3 atual.

Quatro pontos separam o Braga do Flamengo na tabela do Brasileirão e para voltar a vencer — o que não acontece há cinco rodadas —, o esquadrão de Barbieri terá de quebrar uma pequena sequência de dois jogos de invencibilidade do time de Renato Gaúcho. A bola rola no Nabi Abi Chedid, às 20h30, horário de Brasília, pela 24ª rodada do campeonato.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Vídeos
Últimas notícias