Marrocos anuncia desistência do Campeonato Africano de Nações
A desistência de Marrocos se deu devido a conflitos com a Argélia; a relação entre os países está conturbada desde 2021
atualizado
Compartilhar notícia

A seleção de Marrocos, sensação da Copa do Mundo do Catar, desistiu de participar do Campeonato Africano de Nações devido às tensões do país com a Argélia. A informação foi publicada pela Federação Marroquina de futebol (RFMF) nesta quinta-feira (12/1).
Em dezembro de 2022, a Federação Marroquina já havia enviado um pedido à Confederação Africana de Futebol (CAF), enfatizando que Marrocos não participaria do torneio caso a Argélia se recusasse a permitir que a delegação marroquina voasse diretamente de Rabat para Constantine com a companhia aérea oficial.
A seleção marroquina já havia iniciado a preparação para o campeonato e a viagem estava programada para acontecer nesta sexta-feira (13/1). No entanto, a não confirmação do voo pela ausência de uma autorização do governo do país-sede melou a viagem e, segundo a mídia argelina, a falta de resposta pode ser considerada a rejeição no pedido de Marrocos.
O confronto entre Marrocos e Argélia começou em 2021 após o governo argelino acusar o vizinho a interferir em assuntos internos do país.
Diferentemente da Copa Africana, que engloba jogadores africanos atuando em qualquer lugar do mundo, o Campeonato Africano conta apenas com jogadores que atuam dentro do seu país de origem.