Liga Europa: United, Arsenal, Roma e Ajax brigam por vaga na semifinal

Todos os jogos de ida e volta estão marcados para a mesma data e horário, nos dias 8 e 15 de abril, às 16h

atualizado 08/04/2021 0:11

Troféu da Liga EuropaJoern Pollex/Bongarts/Getty Images

Nesta quinta-feira (8/4), será dada a largada das quartas de final da Liga Europa com grandes times ainda na briga pelo título. O destaque vai para o duelo entre Ajax x Roma, além da presença dos ingleses, Manchester United e Arsenal, do Villarreal e da surpresa: Dínamo de Zagreb.

Todos os jogos de ida e volta estão marcados para a mesma data e horário, nos dias 8 e 15 de abril, às 16h. Nas primeiras partidas, o Granada recebe o Manchester United no Estádio Nuevo Los Cármenes, na Espanha; em Amsterdã, o Ajax abre as portas da Johan Cruijff Arena para a Roma; o Emirates Stadium, casa do Arsenal, recebe o duelo dos Gunners contra o Slavia Praga; e o Dínamo Zagreb manda o jogo no Estádio Maksimir, na Croácia, diante do Villarreal.

Fique por dentro dos destaques de cada confronto:

Granada x Manchester United

O favoritismo do United é indiscutível. Os Red Devils superaram o Milan nas oitavas de final — 2 x 1 no placar agregado —, enquanto o Granada eliminou o Molde da Noruega — 3 x 2 no agregado.

Com Bruno Fernandes, Rashford, Martial e companhia, time de Manchester, vice-líder da Premier League, deve passar pelos espanhóis, 10º colocados na La Liga, sem dificuldades. Entretanto, o mesmo Granada que eliminou o Napoli na segunda fase da Europa League — 3 x 2 na soma dos placares — pode surpreender a equipe de Ole Gunnar Solskjaer.

O United tem apenas nove derrotas, 28 vitórias e 11 empates, na atual temporada, em 48 jogos, enquanto o Granada perdeu 17, venceu 22 e empatou oito.

Ajax x Roma

O confronto mais parelho das quartas da Europa League marca o encontro entre holandeses e italianos. Na etapa anterior, o Ajax passou com folga pelo Young Boys, por 5 x 0 no agregado, e a Roma superou o Shakhtar Donetsk, por 5 x 1 na soma dos placares.

Na disputa da liga desde a fase de grupos, os romanistas têm apenas uma derrota e um empate em dez jogos. Já o Ajax, eliminado da Champions, entrou na competição já na segunda fase e está invicto, com quatro vitórias em quatro partidas.

Apesar do desempenho nos campeonatos nacionais ser bem diferente — os holandeses são líderes disparados do Holandês, com 69 pontos e apenas duas derrotas, e os italiano ocupam a 7ª posição do Italiano, com 51 pontos —, a Roma tem o artilheiro da Liga Europa, Borja Mayoral, com sete gols. Mas, do outro lado tem David Neres, Tadic, Klaassen e companhia em grande momento, prontos para levar o Ajax à semifinal.

Arsenal x Slavia Praga

Apesar o melhor time da República Tcheca, o Slavia Praga dificilmente vai complicar a ida do Arsenal para a semifinal. Presentes na Liga Europa desde a fase de grupos, as equipes tem uma trajetória diferente.

Os Gunners repetem a campanha feita pela Roma: oito vitórias, um empate e uma derrota em dez jogos. Além disso, conseguiram eliminar o Benfica na segunda fase, por 4 x 3 no agregado, e o Olympiacos nas oitavas, por 3 x 2.

Do outro lado, os tchecos tropeçaram mais vezes durante a caminhada. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas em dez partidas, mas não fizeram feio no mata-mata. Passaram pelo Leicester na segunda fase, por 2 x 0 na soma dos placares, e pelos Rangers, por 3 x 1.

Dínamo de Zagreb x Villarreal

O quarto jogo desta quartas de final, entre croatas e espanhóis, promete ser bastante disputado e é outro sem favoritos. Cada time tem fatores a seu favor. O Villarreal está invicto na Europa League e o Dínamo Zagreb vem de uma classificação digna de time grande do continente.

A equipe espanhola tem nove vitórias e um empate nos 10 jogos disputados na competição, além de ter eliminado o RB Salzburg na segunda fase, por 4 x 1 no agregado, e o Dínamo de Kiev nas oitavas, por 4 x 0 na soma dos placares.

Do outro lado, apesar de ter uma derrota, dois empates e sete triunfos na trajetória, o time croata mostrou sua força no mata-mata: bateu o Krasnodar por 4 x 2 na segunda fase e despachou o Tottenham de José Mourinho, nas oitavas, por 3 x 2. Por causa dessa vitória, chega nas quartas de cabeça erguida e peito estufado.

Vídeos
Últimas notícias