metropoles.com

Libertadores: Grêmio se iguala a São Paulo como maior semifinalista

Em sua 19ª Libertadores na história, o time gaúcho jogará pela 10.ª vez nesta fase

atualizado

Compartilhar notícia

RODRIGO GAZZANEL/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
PALMEIRAS E GRÊMIO REALIZAM JOGO VÁLIDO PELA COPA LIBERTADORES DE 2019 NO ESTÁDIO DO PACAEMBU, EM SÃO PAULO, NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (27)
1 de 1 PALMEIRAS E GRÊMIO REALIZAM JOGO VÁLIDO PELA COPA LIBERTADORES DE 2019 NO ESTÁDIO DO PACAEMBU, EM SÃO PAULO, NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (27) - Foto: RODRIGO GAZZANEL/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A classificação do Grêmio na Copa Libertadores, com uma vitória de virada por 2 x 1 sobre o Palmeiras, na terça-feira (27/08/2019), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, marcou um recorde para o Brasil na competição continental. Em sua 19.ª Libertadores na história, o time gaúcho jogará pela 10.ª vez nesta fase e, assim, se igualou ao São Paulo como representante brasileiro com mais participações em semifinais do torneio.

O técnico Renato Gaúcho destacou a alegria de todos os gremistas após viver momentos de emoção com o desenrolar da partida. “Falei na preleção: o nosso torcedor tem que se sentir muito orgulhoso por tudo que esse grupo vem fazendo nos últimos anos. Nosso grupo é muito unido, fechado. Eu me sinto privilegiado de estar à frente desse grupo”, apontou.

Esta será a terceira vez seguida que o Grêmio disputará as semifinais da Libertadores. Todas com Renato Gaúcho no comando. Em 2017, ano da conquista do tricampeonato continental, bateu o Barcelona, de Guayaquil (Equador), e avançou à final contra o Lanús, da Argentina. Na temporada seguinte, novo clube argentino pela frente, mas a derrota veio para o River Plate.

A semifinal deste ano será contra um adversário brasileiro. E pode ser o rival Internacional, que nesta quarta-feira tentará em casa, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, reverter a vantagem obtida pelo Flamengo com a vitória por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Os jogos serão nos 18 e 25 de setembro.

Além de se tornar o maior semifinalista brasileiro da Libertadores, o Grêmio obteve outras marcas importantes. Conseguiu a vitória de número 101 na competição, a maior entre os clubes do país. Ganhou do Palmeiras pela primeira vez na história no estádio do Pacaembu. Virou pela primeira vez uma derrota em mata-mata sofrida dentro de casa. E voltou a bater o rival alviverde na capital paulista depois de 11 anos.

“Foi uma vitória heroica, épica. Fazia 11 anos que o Grêmio não ganhava do Palmeiras aqui. Mais um recorde quebrado. Sabia que a equipe tinha condições de chegar aqui e ganhar o jogo. Tivemos forças para reagir”, ressaltou Renato Gaúcho. “O Grêmio tem a sua maneira de jogar, buscando a vitória em qualquer competição. Não vou mudar o esquema a cada partida que a gente não vence. Tenho total confiança no meu grupo”.

O técnico gremista, com as atenções voltadas agora para o Campeonato Brasileiro, inicia nesta quarta-feira a preparação para enfrentar o São Paulo, neste sábado, no estádio do Morumbi. Assim, o elenco permanece na capital paulista e poderá desfrutar ainda mais da vitória sobre o Palmeiras.

“Foi uma partida épica, de raça. O Grêmio gosta de ganhar, gosta da bola, de agredir. Tem, sim, o melhor futebol do Brasil, com resultado. Não ganhou em dois anos e meio seis títulos à toa. A gente respeita todo mundo. Agora, futebol bonito o Grêmio tem, sim. E o aproveitamento é sensacional”, completou Renato Gaúcho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?