metropoles.com

Fernando Diniz supera desconfianças e busca desencantar no Fluminense

Fluminense emplaca bons resultado jogando um futebol vistoso. Nós últimos cinco jogos, o Tricolor ganhou quatro jogos e empatou um

atualizado

Compartilhar notícia

Wagner Meier/Getty Images
Fernando Diniz Fluminense
1 de 1 Fernando Diniz Fluminense - Foto: Wagner Meier/Getty Images

O Fluminense encara o Ceará pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado (9/7). Além da festa pela aposentadoria de Fred, o torcedor tricolor chega para esta partida animado pelo grande momento que vive o time. E parte do motivo desse grande momento tem nome e sobrenome: Fernando Diniz.

O Tricolor está em 6º lugar, com 24 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras.

O treinador assumiu a equipe na 15ª posição do Brasileirão. Hoje, o Fluminense é o 6º colocado, com 24 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras. Além disso, com o atual comandante, o clube carioca tem 16 jogos, 10 vitórias, três empates e três derrotas. Foram 33 gols marcados e 11 sofridos.

E as vitórias aconteceram contra postulantes ao título do Brasileirão e/ou classificação para a Libertadores. Entre elas, o 5 x 3 contra o Atlético-MG e o 4 x 0 no Corinthians.

O treinador também conseguiu resgatar o bom futebol de Paulo Henrique Ganso. O meia vive a melhor fase desde que deixou o São Paulo rumo ao Sevilla em 2016. Ganso tem total liberdade para participar da construção e/ou criação das jogadas.

No Campeonato Brasileiro, segundo o aplicativo de estatística Sofascore, Ganso tem 89% de aproveitamento em passe e 74% em dribles, além de uma média de 1.2 desarmes por jogo.

“Dinizismo”

Aos 48 anos, Fernando Diniz é conhecido por defender e tentar colocar em prática seus fortes ideais. Apesar dos times jogarem um futebol com sua “assinatura”, para frente e vistoso, os trabalhos geralmente chegam a um ponto em que param de evoluir e as derrotas se acumulam, assim como as demissões.

Tal “trajetória” levou aqueles que acompanham o trabalho de Fernando Diniz a se dividirem entre admiradores, os adeptos do “dinizismo”, e críticos, que criaram até uma cartilha resumindo o que imaginam como funciona o ciclo de trabalho do treinador nos clubes (ver abaixo).

Cartilha Fernando Diniz

Relembre a trajetória de Fernando Diniz em outros clubes:

Athletico-PR – 2018

Pelo Furação, o treinador teve teve cinco vitórias, sete empates e nove derrotas em 21 jogos, um aproveitamento de 34%. Deixou o Athletico-PR na 19º posição, vice-lanterna do Brasileirão.

Fluminense (1ª passagem) – 2019

O Fluminense de Diniz jogou 44 jogos, venceu 18, empatou 11 e perdeu 15. Naquele ano, o Tricolor marcou 71 gols e sofreu 48, tendo 49,2% de aproveitamento. Ele deixou o Flu no 18º lugar da tabela do Brasileirão, com 12 pontos.

São Paulo – 2021

Fernando Diniz foi demitido do São Paulo após ficar sete jogos sem vencer, seis deles pelo Brasileirão. A equipe liderou boa parte do torneio, mas não conseguiu se recuperar dos tropeços.

Antes, o São Paulo havia sido eliminado pelo Mirassol, nas quartas de final do Campeonato Paulista; caído na fase de grupos da Libertadores; não passou pelo Lanús na Copa Sul-Americana e alcançou a semifinal da Copa do Brasil. Foram 74 jogos, com 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas.

Santos – 2021

Sem vencer há seis jogos, o Peixe se aproximava da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, na 13º colocação do Brasileirão, com 22 pontos, só quatro à frente do América-MG, o primeiro time da zona de rebaixamento.

Fernando Diniz teve 27 jogos pelo Santos, com 10 vitórias, sete empates e 10 derrotas.

Vasco – 2021

Diniz foi demitido do Vasco após perder as chances de acesso à Série A. O treinador assumiu o time na 24ª rodada da Série B e teve um bom início. Ficou invicto por cinco jogos, mas depois viu o clube desandar.

Fernando Diniz disputou 12 jogos, nos quais obteve apenas quatro vitórias. Foram também três empates e cinco derrotas, num total de 41,6% de aproveitamento.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?