metropoles.com

Estrelas do Bug do Milênio: nasceram em 2000 e brilham no futebol em 2020

Sem “erro de sistema”, jovens como Erling Haaland, Jadon Sancho e o brasileiro Vinicius Jr se consolidam na Europa com apenas 20 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Martins/MoWA Press
Vinicius-Junior-Seleção-Brasileira
1 de 1 Vinicius-Junior-Seleção-Brasileira - Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Nascidos em 2000, Erling Haaland, Jadon Sancho e o brasileiro Vinicius Jr talvez nem saibam que o famoso Bug do Milênio provocou uma onda de pânico no mundo inteiro às vésperas de nascerem. O erro de sistema no fim do século XX, porém, frustrou as teorias dignas de “fim da humanidade” e, para o bem do futebol, jovens como o trio que concorreu ao prêmio Golden Boy em 2020 brotaram, cresceram e hoje são estrelas de seus clubes.

O problema central do Bug do Milênio era o fato de que os sistemas desenvolvidos em 1900 guardavam as datas com apenas 2 dígitos no ano. O receio era de que, ao virar de 1999 para 2000, as datas voltassem a exibir o “00”, e os sistemas interpretassem o código como 1900. A pane não atingiu os computadores mundo afora e tampouco as joias nascidas no ano.

Contratado pelo Borussia Dortmund em dezembro de 2019, o norueguês Haaland virou estrela da companhia já no ano seguinte. Na temporada 2019/20, o atacante de 1,94m atuou em 40 partidas e marcou 44 gols. O desempenho incrível fez dele o Golden Boy 2020, premiação dada pelo jornal Tuttosport, da Itália, ao melhor jogador sub-21 do ano entre todos os clubes das primeiras divisões da Europa.

Erro zero

Todos os principais concorrentes de Halaand também são da era pós Bug do Milênio e passam longe do “erro de sistema”. Ansu Fati, segundo colocado da lista, é ainda mais jovem – tem 18 anos -, mas já brilha no Barcelona. Ainda com 17 anos, ele se tornou em 2020 o primeiro jogador menor de idade a marcar dois gols na Champions League.

0

O brasileiro Vinicius Jr é outro nome de destaque na geração 2000. Contratado a peso de ouro em 2018 pelo Real Madrid, ele teve de lidar com muita pressão e desconfiança. Em 2020, eleito o 10º melhor jovem da Europa, ele termina o ano como titular do time espanhol e presente em convocações da Seleção Brasileira.

Veja a seguir a lista com os 10 primeiros do Golden Boy 2020 e a data de nascimento:

1) Erling Haaland (Borussia Dortmund)
2) Ansu Fati (Barcelona)
3) Alphonso Davies (Bayern de Munique)
4) Jadon Sancho (Borussia Dortmund)
5) Eduardo Camavinga (Rennes)
6) Dejan Kulusevski (Juventus)
7) Phil Foden (Manchester City)
8) Dominik Szoboszlai (RB Leipzig)
9) Bukayo Saka (Arsenal)
10) Vinicius Jr (Real Madrid)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?