metropoles.com

Espanhóis e marroquinos entram em confronto após jogo da Copa do Mundo

Briga aconteceu em um bar no centro da cidade de Huelva, na Espanha. Discussão entre um rapaz e uma mulher teria iniciado o quebra-quebra

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Twitter
Torcedores de Marrocos e Espanha entram em confronto
1 de 1 Torcedores de Marrocos e Espanha entram em confronto - Foto: Reprodução/ Twitter

A classificação de Marrocos diante da Espanha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, nesta terça-feira (6/12), surpreendeu o mundo. No entanto, um grupo de torcedores na região de Huelva, na Espanha, não aproveitou o momento histórico da melhor forma.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de espanhóis entrou em confronto com marroquinos que comemoravam a classificação inédita.

 

Segundo informações do portal Huelva Informacion, a situação teria ocorrido em um bar na região de La Palmera, no centro de Huelva. Tudo começou após um torcedor espanhol discutir com uma mulher durante a partida.

Os dois chegaram as vias de fato, neste momento, um grupo de marroquinos se mobilizou para defender a moça, dando início a confusão generalizada.

O rapaz que iniciou a briga precisou correr para o prédio da prefeitura local para buscar abrigo. Policiais prenderam o homem e precisaram intervir para conter a confusão.

Antes do jogo entre as duas seleções, o clima era hostil. Um ato racista cometido por espanhóis tomou conta das manchetes. Um javali morto foi deixado em frente a mesquita de Almohsinin, na cidade de Vitoria. Segundo a página Sare Antifascista, responsável pela denúncia, o  ataque foi feito por um grupo extremista pró-Espanha.

Os dois países, separados pelo estreito de Gibraltar, no mar Mediterrâneo, são muito próximos apesar de estarem em continentes diferentes. Além de questões diplomáticas que acirram a relação entre os dois países, o fluxo migratório de marroquinos em direção à Espanha causa uma série de consequências, como reações xenofóbicas e demonstrações de preconceito por parte dos espanhóis.

 

Compartilhar notícia