O torcedor do Sport pode respirar um pouquinho mais aliviado. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol publicou um parecer em que absolve o clube de uma possível escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique, que custaria a Série A ao Leão. Caso ainda será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
A CBF informou que, como o atleta não havia entrado em campo nos dois jogos em que tomou amarelo, as mesmas não contam para o histórico do jogador. Dessa maneira, segundo a entidade que rege o futebol nacional, Pedro Henrique jogou cinco jogos pelo Inter e não sete, uma acima do limite estabelecido para atuar por outro clube.
Para defender essa tese, a CBF informou que o Regulamento Específico deve ser prioridade nessa análise. “No entanto, destaca-se que o Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro da Série A 2021, norma especial que regula a mencionada competição, em seu art. 11, estabelece que um somente poderá se transferir para outro clube do campeonato, após o início do mesmo, se tiver atuado em um número máximo de 6 (seis) partidas pelo clube de origem. Já o parágrafo 1º do referido artigo é claro ao determinar que se considera como atuação o fato de iniciar a partida na condição de titular, ou entrar em campo no decorrer da mesma como substituto”, diz o ofício.
Confira, abaixo, o documento, que contém duas páginas, publicado pela CBF.


CBF Divulgação
Caso vai ao STJD
Apesar do parecer positivo ao Sports, a nota da CBF não tem caráter jurídico e, portanto, o caso seguirá ao STJD para análise. Nove clubes do Brasileirão denunciaram o time pernambucano por escalação irregular. São elas o América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos.
Mesmo assim , o vice-presidente jurídico do Leão, Rodrigo Guedes, recebeu com muito bons olhos o ofício. “A gente sempre teve a convicção de que não havia nada de errado. Agora temos a ratificação da CBF”, declarou.
Caso seja condenado, o Sport perderá 17 pontos, já que Pedro Henrique disputou 4 jogos, com dois empates, e esteve no banco em outro.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes