Campeão? Rodada embola ainda mais a briga pelo título do Brasileirão

Derrota dos líderes, estreias cheias de estrela e clássico no Mané Garrincha deixam a competição mais emocionante às vésperas do 2º turno

Roberto Wagner
Compartilhar notícia

O Santos entrou na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro com caminho aberto para abrir cinco pontos na liderança em relação a seus principais rivais. Para isso, precisava bater o então integrante da zona de rebaixamento Cruzeiro, fora de casa. Mas nada saiu como o técnico argentino Jorge Sampaoli esperava. A estrela que brilhou nesse domingo (18/08/2019) foi a do estrante Rogério Ceni. Ele comandou a Raposa pela primeira vez no Brasileirão e, com o 2 x 0 no Mineirão, brecou o líder e tirou seu time do grupo dos quatro últimos colocados.

Antes da partida em Belo Horizonte, o Brasileirão já pegava fogo devido aos demais resultados. Ainda no sábado (17/08/2019), Vasco e Flamengo fizeram um Clássico dos Milhões histórico em Brasília. Com direito a quebra de recorde de público – 65.418 pagantes –, o Rubro-Negro bateu o rival por 4 x 1, em duelo que o goleiro Diego Alves pegou dois pênaltis. O resultado deu a vice-liderança ao time da Gávea. Isso porque o Palmeiras, que poderia ter assumido as rédeas da competição, só empatou com os reservas do Grêmio.

Com os resultados do fim de semana, agora seis times estão separados por apenas cinco pontos na parte alta da tabela:  Santos (32), Flamengo (30), Palmeiras (30), Atlético-MG (27), São Paulo (27) e Corinthians (27).

Chama o VAR! É óbvio que o árbitro de vídeo teve papel de protagonista na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um balanço que após as primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, cada consulta ao VAR tem demorado, em média, 110 segundos (1min50s), tempo 46% acima do recomendado pela Fifa quando a entidade aprovou o uso da tecnologia. Nesta rodada, foi nítida a tentativa dos juízes de reduzir esse tempo, mas… Ele continua dando o que falar.

Veja a seguir os destaques de cada jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro:
Fortaleza 0 x 1 Internacional (sábado, no Castelão)
Em um duelo marcado por um enxame de abelhas que atrasou o seu início, o Internacional venceu o Fortaleza por 1 x 0, na Arena Castelão. Com o triunfo obtido na capital cearense, o time gaúcho quebrou jejum de um ano sem vencer fora de casa pela competição nacional. A última vez que havia obtido uma vitória como visitante foi em 22 de agosto do ano passado, quando bateu o Bahia por 1 x 0, em Salvador.

Corinthians 2 x 0 Botafogo (sábado, no Itaquerão)
O Corinthians derrotou o Botafogo por 2 x 0 e chegou a sete jogos de invencibilidade na competição. Boselli e Everaldo marcaram os gols da vitória corintiana, um em cada tempo, mas foi o jovem Pedrinho quem se destacou. Ele teve participação direta nos dois gols, com boa movimentação e conclusões. No Botafogo quem se sobressaiu foi o goleiro Gatito, que impediu o time carioca de sofrer uma goleada em São Paulo.

Vasco 1 x 4 Flamengo (sábado, no Mané Garrincha)
Na partida que estabeleceu o novo recorde de público do Brasileirão 2019, o Flamengo contou com atuação estelar do elenco para bater o Vasco por 4 x 1, no Mané Garrincha. Ao todo, 65.418 torcedores pagaram ingresso para assistir ao triunfo Rubro-Negro em Brasília. O cruz-maltino vendeu o mando de campo e acabou se dando mal. A torcida rubro-negra foi cerca de três vezes maior do que a do arquirrival, que viu o goleiro flamenguista Diego Alves pegar dois pênaltis (um de Pikachu e outro de Bruno Cesar).

Athletico-PR 1 x 0 Atlético-MG (sábado, na Arena da Baixada)
Após ser derrotado por 2 x 0 pelo Grêmio na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Athletico-PR se reabilitou em casa ao vencer o Atlético-MG por 1 x 0, na Arena da Baixada. Marcelo Cirino fez o único gol da partida e comprovou o faro de artilheiro com a camisa rubro-negra. São 48 bolas na rede em 206 partidas pelo clube. O duelo ficou dez minutos paralisado devido a uma queda de energia de alguns refletores, o que ajudou o Athletico-PR a se organizar em campo.

Grêmio 1 x 1 Palmeiras (sábado, na Arena do Grêmio)
Três dias antes de se enfrentarem pela ida das quartas de final da Copa Libertadores, Grêmio e Palmeiras entraram com times cheios de reservas e empataram por 1 x 1. O Alviverde agora está há seis jogos sem ganhar no Brasileiro e caiu para terceiro lugar na tabela. Os palmeirenses deixaram o gramado na bronca com a não utilização do VAR. O momento das críticas ocorreu quando a arbitragem deu lateral para o time gaúcho, quando na verdade o arremesso manual era para os palestrinos. Após a cobrança, saiu o gol gremista.

Cruzeiro 2 x 0 Santos (domingo, no Mineirão)
Apos 105 dias de jejum, o Cruzeiro conseguiu reencontrar o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro 2019. Para que o incômodo jejum tivesse fim, o estreante técnico Rogério Ceni mostrou ter estrela. Ao ficar com um jogador a mais aos 7 minutos do 1º tempo, ele tirou o experiente atacante Fred do banco de reservas e viu o camisa 9 abrir caminho para o triunfo por 2 x 0 sobre ninguém menos que o líder Santos.

São Paulo 1 x 0 Ceará (domingo, no Morumbi)
Não poderia ter começado melhor a trajetória de Daniel Alves como camisa 10 do São Paulo. O estreante marcou o gol da vitória do Tricolor por 1 x 0 sobre o Ceará, no Morumbi e colocou o time de vez na briga pelo título – o time de Cuca soma 27 pontos, mas ainda tem um jogo a menos na tabela de classificação. Para deixar ainda mais prazeroso o dia dos 47.705 são-paulinos que comparecem ao estádio, a jogada do gol de Daniel Alves começou com o outro estreante do dia, o lateral espanhol Juanfran.

Fluminense 0 x 1 CSA (domingo, no Maracanã)
No confronto direto entre dois times que lutam para deixar a parte de baixo da tabela, o CSA venceu o Fluminense por 1 x 0, em pleno Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro triunfo do time alagoano atuando fora de casa nesta edição da competição. Com a derrota sofrida no Maracanã, não está descartada a possibilidade de demissão do técnico Fernando Diniz, cada vez mais pressionado com o fraco desempenho do time no torneio nacional. Ele reclamou bastante do VAR. De acordo com o treinador, dois pênaltis deixaram de ser marcados a favor do Fluminense.

Bahia 1 x 1 Goiás (domingo, na Fonte Nova)
Com um jogador a menos desde os seis minutos do primeiro tempo, quando Moisés foi expulso, o Bahia buscou o empate por 1 x 1 diante do Goiás, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com o resultado, o time baiano acumulou a sua quinta partida seguida sem derrota no Brasileirão. O Goiás, na contramão do rival, não conquista uma vitória há seis partidas.

Chapecoense 1 x 0 Avaí (domingo, na Arena Condá)
A Chapecoense afundou o Avaí na lanterna do Campeonato Brasileiro ao derrotar o adversário pelo placar de 1 x 0, em partida realizada na Arena Condá, em Chapecó (SC), no encerramento da 15ª rodada. A última vitória do Avaí havia sido sobre a própria Chapecoense, no Campeonato Catarinense, mas o time não conseguiu repetir o triunfo. O time visitante colecionou um novo tropeço no Brasileirão e segue se afundando na lanterna, com seis pontos, contra 14 do Cruzeiro, primeiro time fora da zona de descenso.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile